Abastecimento de cilindros da UPA tem sido diário
Abastecimento de cilindros da UPA tem sido diário | Foto: Gustavo Carneiro/08-02/2021

A prefeitura realiza ao longo desta semana um chamado para que empresas da cidade ou da região que tenham tanque criogênico entrem em contato com o poder público londrinense. O equipamento é utilizado para armazenar uma grande quantidade de oxigênio.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o tanque é para ser instalado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, na zona oeste, que atende situações de síndrome respiratória, principalmente casos suspeitos e confirmados de coronavírus. Um dos sintomas mais graves da Covid-19 é a dificuldade para respirar.

“A nossa UPA trabalha com cilindros. É uma fila com 12 cilindros, montando um ‘mini tanque’. Usa e troca”, explicou, também frisando que não há falta de oxigênio do município. “Não temos tido nenhum problema com as empresas que abastecem”, destacou.

A medida seria uma prevenção diante do aumento na demanda da unidade. A secretaria municipal de Saúde informou que, em média, estão sendo atendidas 450 pessoas diariamente no lugar. “Com este crescimento, estamos procurando um tanque que dê mais segurança, já que nos permitiria abastecer a cada dez dias”, afirmou. Atualmente, o abastecimento é realizado mais de uma vez por dia, no entanto, já foi de duas a três vezes na semana quando a pandemia não estava em seu pior estágio, como agora.

VENDA OU COMODATO

O Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná) Norte está colaborando e divulgando o chamamento. “Temos uma base territorial com mais de 70 municípios, uma capilaridade grande, com muitas empresas associados ou não. Estamos questionando quem tem equipamentos que possa emprestar para a prefeitura, em comodato, ou até vender. De repente a empresa tem duas centrais e uma não está sendo utilizada”, comentou Marcus Vinícius Gimenes, presidente da entidade.

Gimenes também relatou que o tanque criogênico ajuda no ganho de eficiência e na logística, ainda mais num período tão crítico. “Com o tanque grande abastece com o próprio caminhão e tem volume para atender praticamente uma semana. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com a secretaria de Gestão Pública ou o próprio sindicato.”

O município espera definir o modelo de aquisição até o início da próxima semana. “Temos recebido o contato de empresas, estamos verificando tamanho, prazo de entrega, coletando propostas, para tomar uma decisão. Temos conversado com as empresas (que disponibilizam oxigênio para as unidades de saúde do município) e a informação é que vão continuar abastecendo normalmente", apontou Cavazotti.

PARANÁ

No fim de semana, o Paraná recebeu aproximadamente 200 cilindros de oxigênio, enviados pelo Governo do Amazonas. A Secretaria de Estado da Saúde calcula que sejam necessárias mil peças para atender todos os hospitais e unidades de saúde, em especial das pequenas cidades. O responsável pela pasta, Beto Preto, chegou a pedir a colaboração das empresas com empréstimos enquanto a carência estiver alta.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1