Prefeitura de Londrina busca imóvel no centro para transferir atendimento do PAI
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de setembro de 2018
Rafael Machado<br>Grupo Folha 
Depois de meses de procura sem achar um negociador, a Secretaria Municipal de Saúde faz as últimas apostas para encontrar um imóvel para o PAI (Pronto Atendimento Infantil), instalado na rua Benjamin Constant. A unidade vai passar por reforma, o que o secretário responsável pela pasta, Felippe Machado, considera como uma "reconstrução". O Centrolab e o antigo PAM (Pronto Atendimento Municipal) também passarão por mudanças. A prefeitura, em parceria com o governo estadual, conseguiu R$ 3,2 milhões para as obras, que serão coordenadas pela empresa Ecoracional Com. A empresa venceu a licitação há mais de dois anos - exatamente em junho de 2016 -, mas a ausência de um local adequado para abrigar a estrutura prejudicou o início dos trabalhos.

No comunicado disponível na edição desta quinta-feira (27) no Jornal Oficial, a secretaria espera receber as propostas até o dia 5 de outubro. Elas podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na sede do órgão, na avenida Theodoro Victorelli, 103, perto do Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira de 8h às 18h. O contrato de locação será de um ano, período estimado para conclusão das modificações da atual sede. Outra condição é que o espaço seja em uma região centralizada, entre a JK e Benjamin, e principalmente onde há circulação frequente de ônibus, como as imediações do Terminal Central e da Farmácia Municipal, ao lado da Catedral Metropolitana.
Leia Mais
Reforma do PAI e Centrolab pode durar um ano
Prefeitura quer arrecadar R$ 425 mil com móveis inservíveis
Além disso, a Secretaria de Saúde quer uma propriedade que tenha uma recepção para comportar aproximadamente 50 pessoas, já equipada com banheiros masculino e feminino e preferencialmente climatizada; que o lugar atenda requisitos de acessibilidade, como rampas e elevadores, se realmente for o caso; sala com aparelho de raio-x; ambiente com inalação de ar comprimido e oxigênio com 10 bicos para leitos; garagem para quatro carros oficiais e entrada para ambulância e 25 recintos distintos, como sala de coleta, triagem, emergência, pós-consulta, central de materiais, consultórios médicos, pré-consulta, sala de espera, ambiente de isolamento, observação, posto de enfermagem, setor administrativo, coordenação administrativa, coordenação médica e enfermagem, apoio administrativo, assistência social, faturamento, repouso médico e para servidores: vestiário masculino e feminino, almoxarifado, sala de vacina, de curativo, de procedimentos e de sutura.
O envio de projetos é aberto a pessoas físicas e jurídicas. Felippe Machado não soube dizer até quanto a prefeitura pretende gastar com aluguel. "Essa atribuição será da Comissão de Avaliação de Móveis, que segue um rito para definir prazos. Somente depois desta análise é que saberemos quando a reforma vai começar. Entretanto, a expectativa é iniciar tudo em outubro", explicou.
Em 18 anos, esta é a primeira mudança estrutural de grande porte do PAI. Segundo o secretário, a movimentação diária gira em torno de 200 a 300 pessoas.


