Prefeitura de Londrina assumirá CEI da UEL a partir de 2024
Metade das vagas será para comunidade universitária e outra metade será preenchida via Central de Vagas da secretaria da Educação
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Metade das vagas será para comunidade universitária e outra metade será preenchida via Central de Vagas da secretaria da Educação
Reportagem local
A Prefeitura Municipal de Londrina e a UEL (Universidade Estadual de Londrina) formalizaram, nesta sexta-feira (15), um termo de cooperação para manutenção dos dois centros de Educação Infantil da universidade, localizados no campus e no Jardim Pérola, nas proximidades do Hospital Universitário, na região leste. Pelo convênio, a UEL cederá a infraestrutura dos prédios e o município, os professores. Cada unidade atenderá, a partir do próximo ano letivo, 108 crianças, totalizando 216 alunos.
Metade das vagas será direcionada a filhos de professores, estudantes e servidores da Universidade, via seleção do Serviço de Bem-Estar à Comunidade. O Sebec recebe inscrições até o dia 8 de janeiro. O restante das vagas será preenchido via Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.
EVITA FECHAMENTO
O termo de cooperação foi debatido durante os últimos anos e envolveu as procuradorias júridicas da UEL e do município para encontrar um modelo de parceria pública que pudesse evitar o fechamento das unidades. Isso porque a universidade não tinha condições de repor o quadro de professores dos centros. Pelo termo assinado nesta sexta, duas entidades que participaram do edital de chamamento da Secretaria de Educação, Associação Alaíde Fausto de Souza e Instituto Pé Vermelho, assumirão as unidades do Campus e do HU, respectivamente.
Pelo trabalho, a prefeitura repassará às entidades cerca de R$ 2 milhões anualmente para o pagamento dos professores. Os mais de 200 alunos passarão a receber a merenda diária, uniformes e material didático seguindo o modelo adotado em 58 CEI do município, que já são terceirizadas a entidades. Ao todo, 6,3 mil crianças de zero a cinco anos são atendidas na Educação Infantil.
LEIA TAMBÉM:
= Quatro escolas municipais serão reformadas e ampliadas em Londrina
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou que a decisão de apoiar a universidade, assumindo as duas unidades criadas na década de 1980 para atendimento da comunidade interna da UEL, dá-se pela importância da principal instituição de Ensino Superior local. Segundo ele, a universidade representa uma cidade dentro de Londrina, somando mais de 22 mil pessoas entre técnicos universitários, professores e estudantes de graduação e pós. “Penso que é o nosso maior patrimônio”, definiu. Salientou, ainda, a importância de fornecimento da merenda e dos uniformes, que deverão melhorar o atendimento às famílias.
Para a reitora, Marta Favaro, o acordo de cooperação manterá aberto duas unidades escolares onde são desenvolvidos projetos acadêmicos, frutos de estágios obrigatórios e de atividades vinculadas aos cursos de Licenciatura da UEL. Ela lembrou que o desejo é que o estudante de Londrina tenha acesso à universidade e que possa completar todo o percurso formativo, chegando posteriormente ao Ensino Superior. Para a reitora, a relação estabelecida entre a prefeitura e a UEL pode futuramente servir de modelo para outros Centros de Educação Infantis mantidos pelo poder público.
Já o vice-reitor da UEL, Airton Petris, lembrou que os centros de educação infantil têm longa tradição, boa localização e prédios em ótimas condições, além de mobiliário adequado para o atendimento da criança do Ensino Infantil. Ele ressaltou, também, que as atividades acadêmicas de estágio dos estudantes da UEL deverão continuar, o que possibilita a continuidade da ação pedagógica desenvolvida por professores e alunos dos cursos de graduação.
A secretária Municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Pascoal de Moraes, explicou que foram sete anos de trabalho e reuniões até a formalização do acordo de cooperação assinado nesta sexta. Segundo ela, o desafio foi encontrar um modelo de parceria pública para estabelecer obrigações e legalizar o repasse de professores e cessão de infraestrutura. “O mais importante é que estaremos atendendo nossas crianças da melhor forma possível”, descreveu.
A cerimônia de assinatura foi realizada no Gabinete da Prefeitura, com a participação de várias autoridades, entre elas o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, e o procurador-geral do Município, João Luiz Martins Esteves. Também participaram da solenidade a Chefe de Gabinete da UEL, Lisiane Freitas de Freitas, e a procuradora jurídica da Universidade, Tânia Lobo Muniz.
(Com informações da Agência UEL)