Sem ter informações concretas sobre o número de doses que serão destinadas ao município, a Prefeitura de Jacarezinho (Norte Pioneiro) prepara plano para começar a vacinar os profissionais de saúde que atuam em Serviços de Saúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Jacarezinho vai centralizar vacinas para atender primeiro público-alvo
| Foto: Divulgação

De acordo com Suelene Manfré Francisco de Oliveira, diretora da Vigilância Epidemiológica de Jacarezinho, inicialmente serão 118 profissionais de saúde vacinados, além de 102 pessoas internadas ou que atuam nas ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). “A nossa ideia é centralizar as vacinas. Nós vamos vacinar os profissionais da Santa Casa e o pessoal da Unidade Sentinella no local do trabalho, além de ir até os asilados, na vacinação extra muro. Estamos com o cuidado para que, depois, os demais profissionais possam ir até a sede da Vigilância para realizar a vacinação”, explica.

Inicialmente, serão seis pessoas da equipe para iniciar a imunização desse público-alvo. Até a manhã desta segunda-feira, a diretora comentou que não havia recebido os insumos entregues neste final de semana pelo governo do Estado às Regionais de Saúde.

Por enquanto, eles estão adiantando trabalhos, como o cadastro das unidades na plataforma do Governo Federal para que todo o processo seja acompanhado, mas pelo grande volume de acessos, o sistema estava instável. “Temos que realizar esse cadastro para começar a vacinação, mas o sistema não estava colaborando, diversos municípios estão com o mesmo problema”, afirma.

Desde o início da pandemia, Jacarezinho confirmou 1.658 pessoas que passaram pela infecção e 19 óbitos, segundo o boletim divulgado no domingo (17) pela prefeitura.