O prefeito de Jacarezinho (Norte Pioneiro), Marcelo Palhares (PSD), assinou um documento sinalizando a intenção de comprar 20 mil doses da vacina contra a Covid-19, produzida pelo Instituto Butantan.

Esse foi o primeiro ‘compromisso’ assinado pelo chefe do Poder Executivo com a população de pouco mais de 39 mil habitantes. O documento foi protocolado no Instituto Butantan na manhã de segunda-feira (4) e agora o município aguarda a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a posterior disponibilização da vacina por parte do Butantan com relação a distribuição.

“Jacarezinho foi o município da região com o maior número de casos de Covid-19 em 2020, então entramos na prefeitura com a preocupação de buscar uma solução, que no caso é a vacina. Fiz questão de que o primeiro documento expedido pela gestão fosse esse protocolo de intenção de aquisição da vacina”, afirma Palhares.

O prefeito destaca ainda que o município tem elaborado o próprio plano de vacinação para garantir a imunização da população o mais rápido possível. “A vacinação seguirá os protocolos definidos pelo governo estadual e governo federal, mas teremos um plano municipal de imunização também e confiamos que a população de Jacarezinho poderá ser vacinada em um prazo relativamente curto”, diz.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o lote de 20 mil doses será destinado ao grupo considerado de risco. “Esse número segue o mapa epidemiológico de Jacarezinho, onde existem 20 mil pessoas no grupo de risco, que são pessoas com mais de 60 anos, com comorbidades e funcionários da Saúde. Claro que o objetivo é chegar a totalidade da população imunizada dentro de um prazo curto após a liberação da vacina, mas o grupo de risco tem prioridade", afirma João Lucas Thabet Venturini, secretário da pasta.

De acordo com ele, a ideia é que o município tenha vacina suficiente para essa população mesmo em caso de atraso da vacinação no Brasil. "A gente confia no plano nacional de vacinação, assim como no plano do Estado, mas como a procura será muito grande então estamos fazendo nossa parte para que a população de Jacarezinho não seja prejudicada em uma eventual dificuldade que possa existir", diz.

Vacina

A vacina ‘Coronavac’ foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Os estudos clínicos da fase 3 apontaram que a vacina tem eficácia de 78% contra casos leves da doença e 100% em casos moderados e graves.

Números

Jacarezinho é um dos municípios com mais casos de Covid-19 na região. Até quinta-feira (7), a cidade registrou 17 óbitos e o acumulado de 1.494 casos, sendo 62 somente nesses primeiros dias de 2021. Os dados do boletim de quinta também apontavam 74 casos ativos, 66 suspeitos e dois internamentos com quadro grave.