Prefeitura de Ibaiti admite reduzir IPTU
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
Benedito Teles<br> Equipe da Folha 
Ibaiti A prefeitura de Ibaiti (94 km ao sul de Jacarezinho) apresentou, ontem, uma proposta de redução nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A nova proposta da administração prevê um desconto de 40% no pagamento à vista e de 20% no pagamento parcelado. Na proposta original, o desconto para o pagamento em uma única parcela era de 20% e não havia desconto para o pagamento parcelado.
A sugestão foi apresentada durante uma reunião entre os técnicos da prefeitura e uma comissão formada por representantes da comunidade. Amanhã, as comissões realizarão uma nova reunião para tentar um acordo. O empresário e membro da comissão, Roberto Regazzo, disse que hoje os representantes deverão consultar a comunidade para avaliar a viabilidade da proposta.
Porém, ele antecipou que uma das contrapropostas que deverão ser apresentadas prevê um desconto de 50% no pagamento em 10 parcelas e de 60% no pagamento em uma única parcela. A polêmica em relação ao IPTU teve início há cerca de duas semanas, após a publicação de um decreto municipal que aumentava, em média, 380% o valor do imposto para este ano.
Depois de várias reuniões foi organizada uma comissão para representar a comunidade e reivindicar ao Executivo a redução nos valores. A prefeitura atribui o aumento do valor do IPTU ao reajuste do valor venal dos imóveis, à implantação de zonas fiscais e à inclusão no carnê da taxa de R$ 68,00 referente à coleta de lixo.


