A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) está em busca de soluções para a segurança de condutores e pedestres que atravessam diariamente a linha férrea, no perímetro urbano. O município já registrou algumas mortes durante a travessia da linha de trem. Em 2009, uma menina de 11 anos e outra de 12 anos foram atingidas após saírem da escola e no ano passado, um idoso também perdeu a vida durante o cruzamento.

A empresa responsável pelo transporte ferroviário na região foi notificada extrajudicialmente pelo município para que providencie cancelas nas passagens de trem em, pelo menos, dez transposições em nível da linha. De acordo com o prefeito Conrado Scheller, já houve conversas anteriores junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para entender de quem seria a responsabilidade de instalar os dispositivos.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Cambé quer cancelas nas passagens de trem
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Sabemos que a responsabilidade da sinalização no entorno é do município, mas a empresa deve conter os efeitos da atividade dela. A gente entende que o serviço é essencial para o desenvolvimento, mas oferece um perigo e cabe à empresa trazer mais segurança para os pedestres e condutores nos trechos em que a linha férrea corta a cidade”, afirma.

PRAZO DE TRÊS MESES

A Prefeitura de Cambé estabeleceu um prazo de três meses para a empresa Rumo Logística instalar as cancelas ou apresentar um plano orçamentário para a instalação ou novas soluções com foco na segurança. “Dependendo do posicionamento deles, podemos judicializar o processo. Agora, se for definido que a responsabilidade é do município, vamos instalar as cancelas. Sabemos que as cancelas causam lentidão no fluxo do trânsito, mas o nosso intuito é a preservação da vida”, ressalta.

Ainda de acordo com Scheller, a ideia das cancelas é que elas abaixem minutos antes da passagem do trem e subam quando a linha estiver livre.

BUZINA NÃO É SUFICIENTE

Segundo Kawane Gabriele Ramos, que trabalha próximo à linha de trem da rua Dinamarca, na região central, a buzina acionada pelo maquinista para avisar da aproximação não é suficiente. “Acho que as cancelas são uma boa saída para reforçar a segurança, especialmente a de idosos, que têm mobilidade reduzida ou problemas de visão e audição”, comenta.

Para José Carlos Brruzaferr, "a instalação das cancelas é urgente. O idoso que faleceu durante a travessia, era meu vizinho e não podemos mais aceitar nenhuma outra morte durante a travessia na linha de trem”, desabafou.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Cambé quer cancelas nas passagens de trem
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

RUMO

Procurada pela reportagem, a Rumo Logística informou que ainda não recebeu a notificação da prefeitura e reforçou que, "em relação a sinalização nas passagens em nível, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art, 24, estabelece que as manutenções nos cruzamentos rodoferroviários e a sinalização para motoristas e pedestres compete às entidades de trânsito do município, por se tratar de vias municipais."

Ainda de acordo com a nota enviada pela concessionária, as operações seguem todas as normas de segurança vigentes . "Conforme o CTB, a linha férrea é sempre preferencial, configurando uma infração gravíssima o desrespeito a esta norma. Além disso, a travessia pela ferrovia deve ser feita com atenção redobrada à sinalização visual e sonora, e apenas nas passagens em nível oficiais."

ORIENTAÇÕES

A concessionária citou algumas orientações para motoristas e pedestres. Confira:

Motoristas

- Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando

- Tenha atenção redobrada a sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)

- Conforme o CTB: atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima

- Não utilize o celular quando estiver dirigindo

Pedestres

- Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento

- Nunca caminhe sobre os trilhos é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia

- Nunca pegue carona nos trens, não pule vagões e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco

- Não utilize fones de ouvido e não fale ao celular. Sempre redobre a atenção nos cruzamentos

(Atualizada às 13h10)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1