Problema recorrente pela falta de pessoas responsáveis por assumir a retirada, os cachos de abelhas em locais públicos da área urbana estão com os dias contados. A prefeitura terminou o processo licitatório e contratou uma empresa da cidade especializada no manejo e transporte de abelhas, vespas e marimbondos.

O custo será de R$ 97 mil por cinco anos, em que vai ser pago o que for realizado. O edital permite até 250 remoções, com o custo de R$ 391,38 cada. Além das áreas abertas, o trabalho também poderá ser feito nas casas dos moradores que comprovem renda máxima de até três salários mínimos.

O prazo para retirada é de 24 horas a partir do recebimento da ordem de serviço. A empresa deverá executar o chamado utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e realizar o isolamento do lugar para evitar possíveis acidentes para as pessoas.

Após a remoção, os insetos terão que ser levados para os distritos rurais, em espaços onde não ofereçam riscos à população. A ideia é que sejam encaminhados para apicultores, que poderão promover atividades de educação ambiental, conservação, exposição, manutenção, criação, reprodução, comercialização e beneficiamento de produtos.

SERVIÇO - Para solicitar a retirada é necessário entrar em contato pelo telefone (43) 3372-4765.