Prefeitura compra 'tatuzão' para limpar galerias em Maringá
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de agosto de 2001
Lucinéia Parra<BR>De Maringá 
A Prefeitura de Maringá está utilizando um novo equipamento para limpar as galerias pluviais. Adquirido em São Carlos (SP) por R$ 120 mil, o aparelho foi batizado de tatuzão e funciona com jato de alta pressão para desobstrução da galeria em apenas meia hora. Além da rapidez, o equipamento possibilita economia de R$ 100,00 por metro linear de serviço.
De acordo com o diretor do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação (Saop), José Eudes Januário, a principal vantagem do tatuzão é a limpeza sem a necessidade de danificar o asfalto. Pelo método tradicional, levamos às vezes até três dias para desobstruir uma galeria. Com o equipamento, em meia hora está pronto, compara. Ele acredita que será possível resolver 90% dos entupimentos. É crônica a situação das galerias pluviais em praticamente toda a cidade. No centro, todas estão comprometidas, diz Januário.
Segundo ele, o tatuzão faz a limpeza com uma pressão de aproximadamente 1.400 libras, equivalente a 150 quilos. É tão forte que varre tudo que está pela frente, assegura.


