Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura alega 'sobrecarga' no site para dificuldade em agendar vacinação
| Foto: Reprodução

Dezenas de londrinenses enfrentaram dificuldades para conseguir agendar a vacinação contra a Covid-19 durante a terça-feira (23). O agendamento para os idosos com 70 anos ou mais foi liberado pela prefeitura na tarde de segunda (22). A FOLHA recebeu relatos de pessoas que só conseguiram programar a imunização durante a madrugada de terça, enquanto que outras demoraram mais de cinco horas para efetivar o registro.

Após tentar praticamente o dia todo, o servidor público Jorge Alves, 70, conseguiu agendar somente no final da tarde, e para o dia 30 de março, no Centro de Imunização da Zona Norte, no prédio do Centro de Convivência do Idoso. "Mal organizado. Deveria ter, pelo menos, um local em cada região da cidade", opinou.

Diante do problema, famílias foram atrás de informações em escolas municipais, que também estão fazendo o cadastramento. No entanto, as unidades têm funcionado até às 14h para recepcionar a comunidade. O engenheiro civil Guilherme Puerta Pereira foi até uma escola no conjunto Maria Cecília, na zona norte, para tentar resolver a vacinação do sogro, que tem 73 anos, mas encontrou o lugar fechado e foi embora sem solução para o impasse.

“Meu sogro é obeso e impossibilitado de se locomover. Fizemos o cadastro dele e colocamos acamado. Até agora não foram vacinar e não dão informações sobre o que fazer. Não é possível atualizar o cadastro. Se sairmos com ele e pegar a Covid o risco é muito grande, mas se precisar levamos para vacinar no carro, entretanto, não estamos conseguindo resolver essa questão”, apontou.

IMPACTO

Nas redes sociais da prefeitura, munícipes cobraram uma resposta para o transtorno. Em nota, o município alegou que “devido ao grande número de acessos no portal da prefeitura, o servidor do site ficou sobrecarregado”. O poder público garantiu que desde a noite de segunda as equipes de informática estão trabalhando e que o acesso foi normalizado no período da tarde de terça-feira.

A equipe técnica do Executivo identificou que moradores de outras cidades e em faixa etária diferente da que foi liberada estão tentando efetivar o agendamento, o que também impacta de maneira negativa no tráfego do site. “Reforçamos que apenas o público-alvo desta etapa da vacinação deve acessar a página para cadastro e agendamento: idosos acima de 70 anos, os profissionais e trabalhadores de saúde.”

GARANTIA

A Prefeitura de Londrina garantiu que todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários serão vacinados. Dentre os integrantes destes grupos cadastrados no portal, cerca de 18 mil possuem mais de 70 anos. Para atender este público, a secretaria de Saúde vai ampliar os horários de vacinação até o dia 1° de abril. A estimativa é atender, aproximadamente, 11 mil pessoas por semana.

As doses contra Covid-19 estão sendo aplicadas em dois locais: na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim do Sol e no Centro de Imunização da Zona Norte. Para agendar um horário é preciso acessar o site da prefeitura de Londrina.

As doses contra Covid-19 estão sendo aplicadas em dois locais: na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim do Sol e no Centro de Imunização da Zona Norte, no prédio do Centro de Convivência do Idoso. Para agendar um horário é preciso ter cadastro e acessar o site da Prefeitura de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Atualizada às 17h45