Prefeitura abre mais vagas do EstaR
Até o final deste mês, devem estar implantadas 2,3 mil novas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR), cerca de 41% a mais que o número existente hoje. As novas vagas serão implantadas na Avenida República Argentina, desde o Shopping Água Verde até a Igreja do Portão, na região do Alto São Francisco, nas ruas vizinhas à Reitoria da UFPR, na Benjamin Lins, na Silva Jardim, na Coronel Dulcídio e na Avenida Afonso Camargo, próximo a Rodoviária.
A gerente de fiscalização da Diretran, Léa Hatschbach, informa que o acréscimo no número de vagas tende a melhorar a condição de circulação em vários pontos da cidade e evitar o acúmulo de veículos nas vias onde os motoristas rodam em vão em busca de um local para estacionar. Segundo ela, o comércio também vai se beneficiar, já que o EstaR prevê o rodízio de veículos e poderá garantir até mesmo uma elevação de movimento em locais de grande concentração de pontos de venda.
Com a implantação de novas áreas de estacionamento, o Estacionamento Regulamentado passará a dispor de um total de 8 mil vagas aproximadamente. Hoje, a média diária de utilização de cada vaga é de pouco mais de quatro veículos. Mantido este valor, as novas vagas possibilitarão cerca de 32 mil estacionamentos/dia, no período entre 9 e 19 horas.
Uso correto - A gerente de fiscalização diz que os motoristas devem se manter atentos para o correto uso das áreas do EstaR. A grande maioria - cerca de 62% - das infrações registradas nestes locais é passível de regularização, mediante pagamento da taxa de R$ 6,00. Ou seja, das 800 irregularidades registradas diariamente, em torno de 500 podem ser regularizadas.
Crescimento - Desde o início da vigência do Código, a Diretran vem registrando um aumento na venda de talões, principalmente os de uma hora. Mensalmente, são vendidos em torno de 60 mil blocos deste tipo de talonário. Este total representa um crescimento de aproximdamente 20% na venda de cartões. Existe uma clara mobilização da comunidade para utilizar corretamente as áreas do EstaR. Os infratores são minoria, diz Léa.





