Prefeitos 'sujos' com o MEC culpam seus antecessores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de fevereiro de 2001
De Curitiba 
Representantes de municípios que não prestaram contas do dinheiro da merenda escolar garantiram ontem que estão em dia com o Ministério da Educação. Eles culparam antecessores e o excesso de burocracia. O MEC divulgou lista com 82 municípios paranaenses que correm o risco de não receber a primeira parcela dos recursos neste mês.
O secretário de Educação de Paranaguá, Edson Coelho, disse que as contas foram enviadas a Brasília na sexta-feira, véspera do prazo final dado aos municípios. Primeiro era só para mandar ao Tribunal de Contas, mas depois nos disseram que a prestação tinha que ser enviada também ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação).
Em Campo Magro e Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a explicação foi semelhante. Pode ter havido um desencontro de informações entre a prefeitura e o FNDE, disse o chefe de gabinte em Campo Magro, Alcione Gaspar Pinto. O prefeito de Bocaiúva, Élcio Berti (PTB), informou que recebeu a papelada de volta porque os dados só seriam aceitos se fossem preenchidos em formulário específico disponível na Internet. Em Campo do Tenente e Itaperuçu, também na RMC, as atuais administrações responsabilizaram os antecessores por deixar os arquivos bagunçados. (D.V.)


