Prefeitos apóiam as medidas da Suderhsa na drenagem de canais
Israel Reinstein
De Curitiba
Os prefeitos do litoral pretendem dar apoio a todas as medidas que a Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) tomar para derrubar a liminar que suspende as obras de macrodrenagem de canais entre Matinhos e Pontal do Paraná. Os municípios não podem aceitar uma decisão que barre o desenvolvimento da região, afirma o prefeito de Matinhos, Francisco Carlim dos Santos, presidente da Associação do Paraná Litoral. Ontem, os prefeitos estiveram reunidos em Morretes.
Santos afirma que a decisão da Justiça não está levando em conta as populações locais. A interrupção das obras de dragagem dos canais vai ocasionar novas enchentes nas praias, afirma. Com isso, doenças que estavam controladas podem retornar, como a leptospirose, diz.
Na avaliação do prefeito, os impactos causados pelas obras são menores do que os movimentos ecológicos dimensionam. Na liminar expedida pelo juiz federal José Sabino da Silveira, de Paranaguá, a reabertura do canal poderia causar desequilíbrio da fauna e flora, por causa do desmate sem estudos.
Educação - Outra decisão dos prefeitos do litoral foi a unificação do discurso que pede mudança no calendário escolar, estendendo as férias de verão. Eles querem, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, apresentar à Secretaria de Educação um modelo que altere os dias letivos, sem desobedecer a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).





