O prefeito Marcelo Belinati (PP) esclareceu nesta segunda-feira (14) que igrejas e templos religiosos podem funcionar em Londrina até 22h. As entidades eram obrigadas a terminar as celebrações até 20h por conta do mais recente decreto estadual, que determina o toque de recolher até 5h. Porém, o setor aparece na lista de atividades consideradas essenciais, o que permite o atendimento fora do horário previsto das medidas restritivas do Governo do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito regulariza funcionamento de igrejas em Londrina até 22h
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

"Havia essa confusão entre as limitações impostas pelo Estado ou prefeitura. O que fica valendo é a ordem municipal do ano passado", informou Belinati. O decreto 824, de 15 de julho de 2020, citado pelo gestor, detalha uma série de regras para os eventos religiosos, como o distanciamento de dois metros entre os fiéis, uso de máscaras, capacidade máxima de 30% da ocupação total e proibição do compartilhamento de qualquer material, como bíblias, por exemplo.

A orientação foi dada pelo prefeito e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ao Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina no último sábado (12). Segundo o ofício, mesmo funcionando até 22h, as igrejas devem seguir todas as normas definidas pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde). "A contribuição de todos é essencial pelo grave momento que passamos. É o pior desde o começo da pandemia", afirmou Belinati

No Paraná, as atividades religiosas são consideradas essenciais desde 13 de maio do ano passado. Ao sancionar a lei, o governador Ratinho Jr. (PSD) proibiu o fechamento total das entidades do ramo.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1