Imagem ilustrativa da imagem Prefeito mantém aulas presenciais suspensas na rede municipal em Londrina
| Foto: Emerson Dias/Arquivo/N.com

O prefeito Marcelo Belinati manteve as aulas presenciais suspensas na rede municipal de ensino de Londrina suspensas por mais 15 dias. O último decreto editado sobre o assunto valeria somente até esta segunda-feira (31) e uma nova determinação foi publicada na tarde desta segunda no Jornal Oficial do Município, prorrogando a medida até 14 de junho. O posicionamento vai contra uma decisão da Justiça, que atendeu pedido do MP-PR (Ministério Público do Paraná). As atividades presenciais estão suspensas por causa da pandemia de coronavírus.

Na semana passada, a Vara da Infância e da Juventude de Londrina determinou a suspensão do decreto municipal 286/2021 e o retorno, em até 20 dias, das atividades presenciais nas creches e escolas municipais. “Respeitamos a decisão da Justiça, mas entendo que este não é o momento de se fazer este retorno. Continuamos com atendimento das crianças em situação de vulnerabilidade social, no máximo cinco por sala”, alertou Belinati.

A prefeitura vai recorrer da decisão judicial e espera reverter o parecer. Um dos argumentos usados pelo MP-PR, e aceito pela Justiça, é de que é necessário garantir prioridade da oferta da atividade educacional presencial de forma equânime aos alunos da rede privada e também da pública. Estudantes de instituições particulares estão liberados para frequentar as salas desde março. Os da rede municipal não podem estudar presencialmente há mais de um ano e dois meses.

"Existe uma divergência muito grande de pensamentos e entendimentos. A própria Justiça (é assim). Alguns juízes pensam de um jeito, outros de outro jeito. No MP, alguns promotores pensam de um jeito, outros promotores pensam de outro jeito. Promotor da Saúde não quer que volte a aula, o promotor da infância quer que volte. Isso a nível de Brasil”, argumentou.

A rede municipal de Londrina conta com cerca de 45 mil meninos e meninas matriculados. A prorrogação da suspensão do ensino presencial é válida para todas as unidades escolares de Londrina, abrangendo 88 escolas municipais e 35 Centros Municipais de Educação Infantil, além dos 56 Centros de Educação Infantil filantrópicos conveniados ao Município.

SAÚDE

Após anunciar a readequação do sistema de saúde na cidade diante o recrudescimento da pandemia de coronavírus, durante live na noite de sábado (29), Marcelo Belinati garantiu que vai confirmar as mudanças ainda nesta semana. Na transmissão ele não deu detalhes. Entre as alternativas em estudo estão a ampliação do horário das UBS (Unidades Básicas de Saúde) Covid, aumento do número de unidades e até abertura de um novo pronto atendimento 24 horas em para “desafogar” a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, que está sobrecarregada.

LEIA TAMBÉM: Londrina deve ativar mais 40 leitos exclusivos para Covid

“A estrutura está preparada para os atendimentos, mas a diferença de agora para antes é que os pacientes que chegam estão em estado mais grave e, às vezes, precisam ficar em observação em mais tempo, precisam de oxigênio”, explicou. A UPA vem atendendo, em média, 500 pessoas por dia, de acordo com o prefeito, enquanto que cada uma das cinco UBS exclusivas para casos de síndromes respiratórias estão recepcionando 100 pacientes diariamente.

Atualizada às 18h10

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.