Todos os bairros de Curitibavão contar com agentes comunitários para defender os direitos da criança e do adolescente. Ontem, os 40 conselheiros tutelares eleitos em dezembro pelo voto popular tomaram posse na Prefeitura de Curitiba.
Os conselhos vão funcionar nas oito Ruas da Cidadania a partir de fevereiro. O trabalho será feito em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude, e Secretaria Municipal da Criança. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00, mas deve haver uma escala de plantão.
Os profissionais, que receberão um salário de R$ 597 (equivalente ao dos agentes comunitários), vão atuar em casos de abuso sexual, espancamentos, vício em drogas ou bebidas alcoólicas, abandono de crianças ou outros casos de desrespeito aos direitos da criança e do adolescente.
‘‘A grande vantagem é que os conselheiros já conhecem as crianças e as famílias de suas regiões. Dessa forma, o trabalho de reintegração das crianças à sociedade é facilitado’’, disse o prefeito Cassio Taniguchi.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Criança, atualmente há cerca de 330 crianças que trabalham na rua (mas moram com a família) e outras 110 que vivem na rua. No ano passado, funcionários da prefeitura conseguiram encaminhar cerca de 700 crianças de rua para a escola ou para atividades profissionais.
A criação dos conselhos já estava prevista desde 1990, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas a lei que regulamentou o funcionamento dos órgãos só foi aprovada no ano passado. Os conselheiros têm uma gestão de três anos.

mockup