Prefeito é gerente da cidade
''O que faz exatamente o agente do poder Executivo municipal não está claro, mas é preciso ressaltar que o prefeito não é dono da cidade. Ele é um gerente, que tem recursos à sua disposição para gerenciar com eficiência e eficácia, como em qualquer organização'', aponta Luiz Antônio Félix, professor de planejamento estratégico, administração de marketing e de escola de governo, entre outras disciplinas, na UEL. Félix destaca que, como prefeito, é preciso gerir toda a cidade, e não favorecer apenas seus apoiadores. ''Depois de eleito, ele não é mais político, mas passa a ser o administrador de todos.''
Mas o professor reconhece que, na prática, não é isso que acontece. ''Muitos continuam sendo político-partidários, não dando atenção a bairros ou grupos que não o apoiaram e se sentindo devedores política ou economicamente de quem o apoiou. Isso é uma distorção do sistema político'', analisa.
Para Félix, o real papel de um prefeito é estratégico, de projetar a cidade a médio e longo prazo. ''Sua função não é fazer, mas coordenar as forças vivas da cidade, ser um articulador de projetos. Lançar a idéia, colocar pessoas competentes para tocar e ir atrás de outras. Isso não se vê nas campanhas. Só imediatismo e clientelismo de fácil compreensão'', observa, reconhecendo que o eleitorado espera a solução de seus problemas imediatos, mas também um planejamento estratégico.
Os projetos, segundo Félix, são essenciais para atrair mais recursos para o município. ''Sem projeto, o dinheiro não vem'', observa, lembrando que não é a prefeitura que vai tornar a cidade agradável. ''São os investidores, turistas, novos moradores. Agora, que novos moradores? Isso vai depender das oportunidades que forem criadas.'' (A.I.)





