O prefeito Antonio Belinati (PDT) assina hoje, em Curitiba, convênio para obras de saneamento básico no município. Serão R$ 20 milhões aplicados na construção de rede de esgoto em 11 bairros e de cinco reservatórios de água para garantir o abastecimento mesmo em períodos de estiagem ou de chuvas abundantes. O convênio vai ser assinado pelo governador Jaime Lerner (PDT) e pela diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF).
O anúncio foi feito ontem à tarde pelo prefeito, durante apresentação da pesquisa sobre o desempenho da administração nesses seis primeiros meses do mandato. De acordo com a pesquisa, feita pela Alvorada, a população está satisfeita com o trabalho da Prefeitura. (Leia mais sobre o resultado da pesquisa no primeiro caderno).
A ampliação da rede de esgoto vai beneficiar 4.205 famílias do conjunto Jesualdo Garcia Pessoa (zona norte), Mister Thomas (zona norte), parque das Indústrias Leves (zona leste), jardim das Flores, jardim Lagoa Dourada, parque Ouro Branco, parque Monte Belo, parque das Indústrias, jardim Piza, conjunto Roseiras e parte do jardim Acapulco (zona sul). Os reservatórios serão construídos na estação Tibagi (8 milhões de litros), jardim Maria Lúcia (5 milhões), Vivi Xavier (500 mil) e zona norte (2 milhões). As obras devem começar em 90 dias e estar prontas em dois anos.
Durante a apresentação do balanço do semestre, o prefeito se disse ‘‘orgulhoso’’ pela quebra do monopólio do transporte coletivo, apesar de a situação ainda não estar resolvida por pendências judiciais. Belinati garantiu que as duas empresas - Grande Londrina e Francovig - continuarão operando o sistema até que a Justiça libere o município para abrir a concorrência todas as linhas. Ele afirmou já ter um documento, assinado pelas duas empresas, garantindo a continuidade da Francovig no serviço, independente do fim do decreto permissionário no dia 27. ‘‘Assim que a Justiça liberar, soltaremos os envelopes da licitação em 24 horas’’, disse. ‘‘Mas só Deus sabe quando isso vai acontecer. Confesso que não acredito que a Justiça resolva rapidamente.’’
Sem dar nenhum detalhe, Belinati afirmou também que toda a parte de finanças da Prefeitura deve ter uma solução ‘‘definitiva’’ dentro de 90 dias. O secretário de Fazenda, Luis César Guedes, garantiu que não é empréstimo. Um dos maiores problemas da administração tem sido o pagamento do funcionalismo. Alegando falta de recursos, os salários têm sofrido constantes atrasos. O pagamento em alguns meses foi garantido por empréstimos. ‘‘Posso dizer que vai resolver os pagamentos de salários, fornecedores e ainda teremos recursos para obras’’, resumiu o prefeito. Esse mês, os salários foram pagos em três parcelas. Ontem foi repassada a segunda parte. Os maiores salários, pagos a 20% dos 6.640 funcionários, receberão o restante na quinta ou sexta-feira.
Outro problema dessa administração estão sendo as invasões de fundos de vale, que se intensificaram durante a campanha eleitoral e continuaram até os primeiros meses deste ano. Repetindo sempre que as invasões em fundos de vale e praças não serão legalizadas, mesmo que isso signifique ‘‘desgaste político’’, Belinati afirmou que vai convidar o Secretário Estadual de Meio-Ambiente, Hitoshi Nakamura, para analisar a situação de cada fundo de vale da Cidade e decidir o que deve ser feito. ‘‘Queremos que os fundos de vale cumpram seu papel. Eles são o pulmão verde da Cidade.
O prefeito ressaltou ainda a vinda da indústria de embalagens Dixie Toga para o Município, a primeira a entrar na Cidade Industrial lançada esse ano na zona norte, como parte do Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI). Belinati disse que a vinda da indústria será ‘‘sacramentada’’ na quinta-feira, quando será assinado o protocolo de intenções. As negociações para a vinda de outras indústrias, segundo o prefeito, já estão avançadas. Ele não deu maiores informações sobre o assunto.

mockup