Prefeito autoriza construção de casas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de dezembro de 1997
Lucília Okamura 
Londrina
Famílias do assentamento João Turquino (zona oeste de Londrina) poderão ser beneficiadas em breve com casas de 30 metros quadrados cada. O prefeito Antonio Belinati (PDT) assinou ontem, em seu gabinete, a ordem de serviço para a construção de 185 moradias, cujo custo estimado é de R$ 645 mil.
Dezenas de pessoas, entre políticos e representantes de entidades diversas, lotaram o gabinete do prefeito para assistir à cerimônia de assinatura, entre eles, os deputados federais Nedson Micheletti (PT) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Claudemir Desto, e o vereador Salvador Francisco (PSDB). Do total previsto para a obra, a maior parte será liberada pela Caixa - outros R$ 184 mil virão da Prefeitura.
O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Wilson Mandelli, ressalta que a verba é a fundo perdido e, portanto, as famílias beneficiadas não terão que pagar nada pelas casas. Ele explica que as moradias serão construídas em sistema de auto-gestão, isto é, cada uma das famílias receberá uma cesta básica de material de construção. A Cohab dará o projeto e supervisionará a obra. Caberá ainda à companhia fazer as ruas, moledamento, iluminação pública e rede de abastecimento de água. As casas deverão estar construídas até agosto do próximo ano.
O João Turquino (mais conhecido como jardim Olímpico) abriga cerca de 970 famílias, segundo o presidente da associação do bairro, Rubismar Iani. A maioria das famílias é formada por sem-teto que invadiram terrenos em Londrina e foram encaminhados para o bairro pela Cohab. Rubismar Iani afirma que pelo menos 400 famílias são consideradas bastante carentes e necessitam de moradias.
Mandelli afirma que a seleção das famílias beneficiadas começa em breve. Segundo ele, serão levadas em consideração várias exigências, como morar há pelo menos três anos em Londrina, ser cadastrado na Cohab e ter uma renda salarial baixa. Ele explica que, se mais de 185 famílias se encaixarem nestas exigências, será realizado um sorteio para escolher as beneficiadas.
Belinati diz esperar ajuda de deputados para que outras famílias do conjunto sejam beneficiadas com moradias através de emendas no orçamento da União.


