Não será uma simples decoração de Natal. Os moradores do condomínio Eldorado, na rua Piauí, prometem mostrar hoje aos londrinenses um resgate da memória natalina, uma obra de arte que pretende simbolizar os valores da cristandade.
O projeto Renascimento, assinado pela professora e artista plástica Yoshiya Nakagawara Salles Ferreira, será inaugurado hoje às 20h30.
Para tornar a iluminação ainda mais marcante, haverá apresentação do Coral Infantil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), composto por 48 crianças, sob a regência de Lucy Schimiti. O trecho da rua Piauí, entre a rua Hugo Cabral e avenida Higienópolis, será fechado para a apresentação.
A professora Yoshiya Nakagawara explica que procurou criar para o edifício uma ‘‘ambientação calma, tranquila e diferente do mundo contemporâneo, sem cair no lugar comum.’’
O projeto inclui uma estrutura em forma ogival, à maneira renascentista. A cúpula se projeta do alto do edifício e procura transmitir uma impressão de ‘‘imponência sacra’’, na definição da professora Yoshiya. Foram utilizadas 40 mil lâmpadas.
Na ambientação da entrada do prédio, haverá mensagens em hebraico, grego e aramaico (esta, a língua falada pelo Menino Jesus). A figura externa, de acordo com Yoshiya, sugere a imagem de Nossa Senhora. A autora do projeto conta que realizou estudos da história do cristianismo e teologia para embasar a obra Renascimento.
E para antes do Natal, mais uma atração no condomínio Eldorado: uma figura tridimensional do Menino Jesus descerá sobre os jardins do edifício.

mockup