Preconceito é obstáculo a portador de deficiência
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de agosto de 1998
Cláudio Osti 
Será aberta hoje, às 8 horas, na Vila da Saúde, em Londrina, a Semana de Conscientização da Pessoa Portadora de Deficiência. A promoção é da Prefeitura de Londrina e entidades ligadas aos portadores de necessidades especiais. O slogan escolhido para a campanha é Preconceito: Quebre essa barreira.
E é, realmente, uma barreira que precisa ser quebrada, comenta o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil), Élder Raimundo Sene. Segundo ele, o deficiente é obrigado a enfrentar, no seu dia-a-dia, uma série de problemas que poderiam ser amenizados se as pessoas tivessem menos preconceito.
O problema existe de forma disfarçada, através de algumas atitudes, olhares. Posso dizer que ele está diminuindo mas ainda existe. Na nossa avaliação o preconceito ocorre por falta de informação das pessoas sobre nossa capacidade, afirma Sene.
Mas, se há preconceito, também há o que comemorar. Élder Sene comenta que os empresários estão mais conscientes e o número de empregos ofertados aos deficientes físicos está aumentando. Em média, comenta Sene, de três a quatro deficientes estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho por mês.
Esse número poderia ser maior se o portador de deficiência não esbarrasse na falta de qualificação da mão-de-obra. Alguns empregos exigem que o candidato tenha o segundo grau. Conforme o presidente da Adefil, muitos associados não completaram o curso regular por causa da dificuldade de acesso às escolas públicas e particulares. A pior barreira é a arquitetônica que impede a locomoção dos deficientes nas escolas.


