Pré-escolas e creches terão selo de garantia
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2000
Rubens Burigo Neto
De Curitiba
Para evitar o aumento de pré-escolas e creches clandestinas, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) está implantando um selo de garantia para identificar os estabelecimentos regularmente credenciados à entidade. A campanha Acorde! Escola é coisa séria começou em janeiro e mais de 50 escolas já solicitaram o selo ao Sinepe.
Nossa maior preocupação é alertar o mercado e os pais sobre a importância da melhora da qualidade do ensino, justificou a presidente do Sinepe, Emília Guimarães Hardy. Em Curitiba, calcula o sindicato, das aproximadamente mil creches e pré-escolas que funcionaram no ano passado, apenas 425 estavam autorizadas a funcionar. Em 99, 27.548 alunos foram matriculados nas 716 creches ou pré-escolas particulares de todo Estado.
O selo é uma garantia de legalidade, já que para obtê-lo os estabelecimentos devem cumprir uma série de critérios exigidos tanto pelo Sinepe quanto pela Secretaria de Estado da Educação, salientou. Emília orienta os pais para não se intimidar ao pedir informações sobre o funcionamento de creches e pré-escolas. Buscar comodidade e economia nas mensalidades não é recomendável, indicou.
A presidente do Sinepe garantiu que as escolas de qualidade sempre se preocupam em manter atualizados os seus projetos pedagógicos e a capacitação de professores e funcionários.