Passaram a vigorar em 1º de novembro as novas regras para fiscalização da velocidade de veículos em todo o Brasil. A resolução 798, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), busca valorizar o caráter educativo das ações ostensivas de trânsito em detrimento das medidas punitivas. A determinação traz critérios técnicos para instalação e uso de radares.

materia: geral - radar movel na pr 323 ja gerou mais de 40 mil multas em um ano.

-ft- gina mardones / folha de londrina

02-10-2013
materia: geral - radar movel na pr 323 ja gerou mais de 40 mil multas em um ano. -ft- gina mardones / folha de londrina 02-10-2013 | Foto: MARCOS ZANUTTO

Os aparelhos fixos só podem ser instalados em locais onde houver placas de sinalização indicando o limite máximo de velocidade da via. Além disso, nos locais em que houver redução do limite de velocidade, deve existir placas apontando a redução gradual.

Outro ponto é a proibição da colocação de radares em lugares onde haja obstrução da visibilidade por placas, árvores, postes, passarelas e pontes. Também está vedado o uso de equipamentos sem registrador de imagem.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, no caso do batalhão não há impacto no trabalho. “Sempre fazemos autuações por radares portáteis e com identificação, viatura caracterizada, policiais fardados, ao lado da rodovia. Também fazemos ações onde há placas. Não instalamos radares atrás de viadutos, árvores”, destacou o capitão Alessandro Wolski.

Na área de abrangência da 2ª Companhia (Norte e Norte Pioneiro) são 86 locais de operação com radar, como em Ibiporã, Rolândia, Jaguapitã, Jacarezinho, Ibaiti, Tomazina, além de Londrina. De acordo com o relatório divulgado no site, a 2ª Companhia tem 12 radares móveis

Os locais com possibilidade de fiscalização precisam ter publicidade das autoridades de trânsito responsáveis pela via. A PRE divulgou a relação dos pontos de sua circunscrição que podem ter operações com radares no site www.pmpr.pr.gov.br/BPRv/Pagina/Radares-e-Locais-de-Operacao-2020 .