A Prefeitura de Maringá prorrogou até 31 de dezembro o prazo para que os proprietários de imóveis retirem as muretas em torno das árvores nas vias públicas. O prazo anterior venceu domingo, mas muitos moradores e comerciantes ainda não fizeram a remoção do muro. A orientação dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente é que as muretas de qualquer tamanho devem ser eliminadas e os moradores não devem construir nenhuma proteção em torno das árvores.
A proibição está baseada no artigo 187 da Lei 47/94, que dispõe sobre edificações de obras no município. A cobrança para o cumprimento da legislação quer evitar que pelo menos 300 árvores adultas morram todos os anos devido ao efeito das muretas.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente fez um estudo e comprovou que as muretas de cimento impede a oxigenação adequada das raízes das plantas. Além disso, o tronco e as próprias raízes sofrem as consequências da umidade excessiva. As árvores cercadas também ficam mais vulneráveis à ação de fungos e doenças.
O secretário Hamilton Cardoso diz que o efeito mais aparente nestas árvores são o tronco podre ou seco e a falta de folhagem. ‘‘Um levantamento mostrou que pelo menos 300 árvores precisam ser substituídas todos os anos devido os problemas causados pela ação das muretas’’, explica.

mockup