Entre ovos, farinha e beijos, os novos calouros da Universidade Estadual de Londrina (UEL) comemoraram ontem o resultado do vestibular de inverno. Ao som de Acusticos y Guerreros, eles aguardaram ansiosos a distribuição da Folha Vestibular/Jornal do Vestibular, que trouxe a lista completa dos aprovados em primeira convocação.
A entrega ocorreu às 14 horas, na Concha Acústica (centro), diante de uma platéia nervosa. A festa foi uma realização da Folha e da UEL com o apoio da Rádio Jovem Pam. Para distribuir o caderno às 14 horas em ponto, a Folha mobilizou equipes de vários setores, a exemplo do que fez nos dois últimos vestibulares, e colocou a prova a agilidade de seus profissionais. Após receber o disquete com a lista dos aprovados, profissionais do Centro de Processamento de Dados do jornal fizeram a implantação do sistema, que imediatamente foi removida para o setor de pré-impressão, onde as páginas foram montadas rapidamente e encaminhadas para a impressão. Pouco antes das 14 horas os exemplares do caderno Folha Vestibular eram carregados nas viaturas do jornal, para serem transportados para a Concha Acústica.
No localm havia até pais e mães dando uma força para os filhos. Rocio e Salvador Pedalino apareceram lá para cumprimentar Diego que passou em administração. Diego ainda não terminou o ensino médio, tem que completar o ‘‘terceirão’’ até o final do ano.
Assim como ele, a maioria dos calouros não sabia ainda o que fazer para festejar a vitória, mas os amigos sim. Eles vieram armados com batons que entraram em ação logo após o grito de ‘‘passei’’. ‘‘É muita felicidade, principalmente porque não estudei nada’’, disse Alessandra Ferracini, aprovada em educação física. ‘‘No final do ano vou tentar fisioterapia que é bem mais concorrido. Agora vou me empenhar pra valer’’, completou.
A alegria de Rodrigo Paes de Menezes era tão grande que ele não parava de dar risadas. Ele fez dois anos de engenharia civil na UEL e passou um ano e meio fazendo cursinho para passar em medicina e conseguiu. ‘‘Ainda não estou acreditando. Eram 130 candidatos por vaga’’. Em janeiro, ele disse que não foi bem em redação e para compensar escreveu somente este primeiro semestre 55 textos.
Fernanda Quinteiro tinha razões de sobra para comemorar. Passou em biblioteconomia na UEL e em relações públicas na Universidade Norte do Paraná (Unopar). Porém, seu ar era de dúvida. Há três anos ela tenta cursar uma faculdade. Já prestou psicologia e não passou. Foi trabalhar, ficou um ano sem estudar e este ano fez cursinho durante apenas um mês. ‘‘Na verdade, queria fazer relações públicas, mas não sei se vou conseguir pagar a mensalidade. Se optar pela Unopar provavelmente vou ter que trabalhar’’. Como a matrícula é apenas em fevereiro, ela pensa em prestar novo vestibular em janeiro. ‘‘Se tivesse prestado psicologia novamente acho até que teria passado’’.
Janaína Ribeiro, Maria Flávia e Michele Moreira digeriram bem a reprovação. O fato de ainda cursarem o ensino médio serviu de consolo para o trio que prestou cursos concorridos, direito, odontologia e medicina, respectivamente. ‘‘Sabia que seria muito difícil passar sem o conteúdo completo, mas no fundo tinha esperança de conseguir. Mas não estou triste porque sei que não fui tão mal assim e se estudar bastante este semestre terei boas chances ano que vem’’.
A partir de segunda-feira, a Comissão Permanente de Seleção (Copese) estará enviando pelo correio o boletim de desempenho dos candidatos que também poderá ser consultado pela internet através do site www.uel.br. Para isso, os candidatos deverão utilizar sua senha pessoal que foi entregue no último dia de vestibular junto com o caderno de prova. Quem não tiver mais a senha poderá recuperá-la digitando a data de aniversário e o número da carteira de identidade.
Para os aprovados na primeira convocação, a matrícula será feita entre os dias 5 e 9 de fevereiro de acordo com o curso. Para isso, o calouro deverá comparecer à Coordenadoria de Assuntos de Ensino de Graduação (CAE) munido de duas cópias da certidão de nascimento ou casamento (sem tarja, dobras e legível); duas cópias da cédula de identidade ou da carteira modelo 19 (para estrangeiros); uma cópia do título de eleitor; uma cópia do último comprovante do voto; uma cópia do documento militar; duas cópias autenticadas do certificado de conclusão de ensino médio (completo); duas cópias autenticadas do histórico escolar do ensino médio e duas cópias autenticadas dos documentos inerentes à revalidação de estudos realizados no exterior. Todas as cópias de documentos com frente e verso devem ser entregues numa única peça.
As incrições para o vestibular de verão poderão ser feitas entre 25 de agosto e 25 de outubro nas agências do Banestado e até o dia 27 de outubro pela internet. Ela custará R$ 80,00 mais R$ 10,00 pelo manual. As provas serão realizadas entre 7 e 11 de janeiro.

mockup