Praça põe em risco segurança de crianças
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de julho de 2004
Jacira Werle<br>Reportagem Local 
No local onde havia brinquedos infantis atualmente só madeira apodrecida e empilhada. Desde o início deste mês, as crianças da Vila Industrial (Zona Oeste de Londrina) não podem mais brincar no parque infantil do bairro porque os brinquedos já não existem mais. O balanço chegou a cair sobre as crianças enquanto elas tentavam brincar.
''Um pedaço de madeira caiu em cima do meu pé. Saiu um monte de sangue,'' lembrou o estudante da 6 série, João Souza Roncarattie, 12 anos, referindo-se ao dia em que a estrutura do brinquedo caiu. Nessa data ele e mais duas meninas estavam balançando forte, relatou o garoto. João machucou o pé as outras duas crianças tiveram ferimentos leves. Segundo o garoto, crianças de todo o bairro ocupavam os brinquedos para se divertirem. ''Agora os garotos passam aqui e vão embora,'' afirma.
Mais grave do que os ferimentos foi o susto para os pais e moradores próximos ao saberem do acidente na pracinha. A dona de casa Maria do Carmo Moraes, 54 anos, tem cinco netos pequenos morando no bairro. Segundo ela, as crianças sempre brincavam no parquinho. ''Depois que o parque caiu, os meus netos agora só brincam na frente da minha casa,'' contou. Ela disse que a pracinha era a alternativa para as crianças não ficarem mais na rua e estarem seguras.
Seguras dentro da pracinha mas nem tanto. Os brinquedos ficavam na parte alta de terreno que parece mais um fundo de vale. Na região mais baixa, o mato se acumula. Alguns moradores tem medo que os filhos vão até o matagal ou até mesmo que haja animais venenosos na região. Segundo Maria, a grama também não é aparada com frequência, o que se torna mais um motivo para os pais preferirem que os filhos brinquem nas calçadas e na rua do que no espaço supostamente reservado para o lazer seguro.
Os moradores do próximo ainda reclamam do lixo que é jogado no terreno da pracinha. Copos plásticos, papéis e até vidros podiam ser vistos ontem no local.
A responsabilidade da conservação de praças como a da Vila Industrial é a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A presidente da CMTU, Rosimeiri Suzuki Lima, foi procurada pela Folha de Londrina ontem mas não foi localizada.


