Será inaugurada oficialmente neste sábado (29) a primeira Praça Pet da Gleba Palhano, em frente à Praça dos Pioneiros, na rua Tereza Zanette Lopes, esquina com rua Toshio Imai, na zona sul de Londrina. A Praça Pet é um espaço cercado com aproximadamente 300 m², planejado para que tutores possam levar seus cães de todos os portes, deixá-los correr e brincar com segurança sem necessidade de guia.

O local conta com portões duplos para um melhor controle de entrada e saída, bebedouros para os animais, lixeiras e suportes com saquinhos para recolher os dejetos dos pets. Logo ao lado está instalado um parquinho para as crianças.

A criação da pracinha é fruto de uma parceria entre a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e a Associação Alto da Palhano – entidade sem fins lucrativos que representa os moradores de 13 edifícios da região.

PARCERIA

Segundo o presidente da associação, Ramon Folego, a entidade desenvolveu o projeto e solicitou à CMTU as benfeitorias no local. Utilizando materiais que já tinha disponíveis, a CMTU cercou o espaço, instalou mesas com banquinhos de concreto e a iluminação, além do parquinho para as crianças. Tudo seguindo o padrão que é normalmente adotado nos demais espaços públicos da cidade.

Já a Associação Alto da Palhano se responsabiliza por ponto de água, lixeiras, saquinhos para dejetos do pets e toda a parte de monitoramento de segurança no período noturno, além da limpeza e manutenção geral do local, assim como já faz com as praças Pé Vermelho e dos Pioneiros, utilizando recursos financeiros que vêm da contribuição mensal dos condomínios associados.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Folego, que também é síndico de um edifício, estima que em cerca de 50% dos apartamentos na região há pets. “É um número bastante significativo e a criação da Praça Pet já era uma antiga reivindicação dos moradores”, frisa o presidente da associação.

Mesmo antes da inauguração oficial, a Praça Pet já vem sendo usada com muita frequência e, principalmente nos fins de tarde, o movimento de pets e tutores no local é grande.

ATRAÇÕES

A festa de inauguração neste sábado é organizada pela associação e será realizado das 9h às 12h. Terá atrações como tira-dúvidas com médicos-veterinários, feirinha de adoção de animais e distribuição de brindes por empresas do setor veterinário e pet shops que estarão no local divulgando seus produtos. (Com informações da Associação Alto da Palhano)