Praça no centro ganha iluminação de LED
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Grupo Folha 
A Praça Sete de Setembro, na esquina das ruas Piauí e João Cândido, no centro de Londrina, acaba de receber novas luminárias, mais modernas e eficientes. É a primeira praça de Londrina a contar com tecnologia de iluminação LED. Trata-se de uma experiência da Sercomtel Iluminação que prevê futuramente a troca de luminárias em vários pontos da cidade.
De acordo com o braço de telecomunicações da Sercomtel, a praça também poderá terá, futuramente, conexão gratuita à internet, via wi-fi, pelo projeto Sercomtel Ao Ar Livre. O planejamento também prevê a instalação de sensores de presença nas novas luminárias.
Para implantar o sistema de LED, a Sercomtel Iluminação refez toda a planta de iluminação da praça, uma das mais antigas e tradicionais da cidade. Os 22 postes que estavam no local foram retirados para a troca de dutos e cabeamento. Foi colocado novo quadro de comando de energia, além da instalação das novas luminárias com as lâmpadas LED.
A praça conta agora com nove postes, mas a capacidade de luminosidade é maior que a dos equipamentos anteriores devido às novas lâmpadas. Elas foram emprestadas pelo fabricante, em caráter de demonstração e de teste.
A instalação desta nova tecnologia faz parte de um projeto da Sercomtel Iluminação que pretende substituir as lâmpadas das principais praças e avenidas da cidade. Hoje são usadas lâmpadas de vapor de mercúrio, de sódio, metálico ou mista. A intenção é fazer a substituição por luminárias LED, que proporcionam uma economia no consumo de energia que varia entre 60% e 90%.


