Praça Londrina (Estelio Feldman)
Hoje haverá uma programação quente na Casa do Papai Noel, lá às margens do Igapó. A partir das 20 horas, estará se apresentando o Grupo da Voz, do Conservatório Musical de Londrina. O grupo foi criado em 1991, com a intenção de dar continuidade ao trabalho de musicalização infantil, utilizando principalmente a voz. A professora Katia Araújo trabalha movimentos corporais, expressão, dinâmica e consciência da voz de um modo lúdico. Participam do grupo 15 crianças, entre 7 e 11 anos.
Depois, a partir das 21 horas, será a vez da apresentação do Ballet Londrina Country Club, sob a direção de Ery Cláudia Abujamra. Cerca de 40 crianças estarão no palco da Casa do Papai Noel apresentando números de sapateado, jazz, ballet moderno, danças folclóricas e ballet clássico. E não precisa pagar para ver, o que é muito importante.
Hoje, também, na programação de aniversário de Londrina, vai acontecer, a partir de 20h30, a abertura da Exposição de Artes Plásticas Quinta Coletiva Itinerante Estado do Paraná, evento integrante do Programa Ciranda da Arte. Realiza-se na sala José Antônio Teodoro, bem no centro, na Praça 1º de Maio.
E já que estou no assunto, informo que, amanhã, a partir de 20 horas, haverá outro evento tão agradável quanto na Praça 1º de Maio: um desfile de modas.
Tênis
Recebo o apelo de uma avó. E, vocês sabem, avós são pessoas que a gente deve ouvir e atender. Não digo isto porque eu também já seja avô, mas por causa dos meus avós, uma lembrança sempre terna. Na verdade, quando eu era criança, pensava que meus avós haviam sido sempre assim: tinham simplesmente nascido avós.
Mas vamos ao que interessa. Uma avó me ligou para perguntar se eu sabia onde seria possível consertar tênis. Eis uma coisa que, realmente, não sei. Conheço os sapateiros, aqueles profissionais que estão, nesta época em que a gente precisa fazer economia, estão em grande evidência. Mas consertador de tênis, não conheço.
A leitora contou que estava procurando, porém, alguém que consertasse tênis para ajudar seu neto (claro!) que tem um tênis de estimação muito estragado. E me disse que tinha lido, não sabe onde, que existia este tipo de profissional em Londrina. Confessei a ela minha total ignorância a respeito. Não falei que, no meu tempo, tênis, quando estragava, a gente jogava fora.
Isso era na época em que tênis era calçado de pobre, sem a sofisticação atual. De qualquer modo, deixo o apelo. Se alguém souber de quem conserte tênis, por favor me informe.
Estacionamento
Estacionar nas ruas (notadamente no centro, mas também em muitos pontos dos bairros) já era difícil e agora está cada vez mais complicado. Tanto que penso ser um grande negócio, hoje, fazer estacionamentos.
Mas o que é difícil está ficando pior, em função do abuso de algumas pessoas. Recebi, ontem mesmo, a reclamação de uma leitora a respeito do Lava Car situado na JK, mais ou menos em frente da Sanepar. Conta ela que colocavam um cone, na rua, para impedir o estacionamento dos carros diante do local. Como muita gente não respeitava os cones, resolveram colocar uma pedra, das grandes. Ora, ninguém tem o direito de criar estacionamentos privativos na rua. Ninguém pode colocar obstáculos para impedir que outros parem. Já ouvi comentários sobre a intenção das autoridades de dar uma olhada nisso, mas estão demorando. E tem gente abusando, transformando rua em local particular de estacionamento.
Sem falar nas caçambas que são colocadas também pelas ruas, reduzindo o espaço para pedestres e motoristas, sem qualquer respeito para com os demais. Parecem, também, donos da rua. E - como aprendi desde criança - a rua é pública. Seria o caso de se exigir que a autoridade competente desse um jeito neste tipo de abuso.
Iluminação





