Praça Londrina (Estelio Feldman)
Recebo mensagem de um leitor contando uma situação constrangedora que viveu, com a esposa, a mãe e sua filha, uma noite destas, quando passava pela Avenida Tiradentes, na altura do Atacadão. Lá, segundo percebeu, é um ponto frequentado por prostitutas e travestis. E ao passar por lá, um dos travestis ergueu seu vestido e revelou o que tinha por baixo...
O leitor conta a cena que marcou particularmente sua filha, de 7 anos e que não entendeu a exibição daquela mulher e menos ainda o espetáculo que lhe foi oferecido.
O leitor lembra que se trata de local movimentado, entrada da cidade. Aquele tipo de exibicionismo, assinala, é inaceitável em qualquer lugar mas, pensa, fica ainda pior numa artéria muito movimentada. Ele até contou que passou por lá, naquela hora, por não querer atravessar o Jardim Tóquio que considera muito inseguro à noite. O problema é saber o que é pior: a insegurança em um ponto ou a falta de vergonha no outro.
E é natural que o que o leitor pede é o que nós todos reclamamos, tanto lá como no resto da cidade: policiamento. Precisamos (exigimos) ter segurança seja para passar à noite pelos caminhos escuros que levam ao Jardim Tóquio como para andar pela Tiradentes.
Fim de semanaArquivo/ParticularO prêmioRobson com o troféu que ganhou no concurso realizado em BrasíliaCampeão de oratória
No meu tempo (e quando uso esta expressão estou me referindo a um passado bem distante) concursos de oratória eram comuns. E concorridos. Depois, passaram de moda. Pessoalmente, não ouvia falar de tal tipo de concurso há muito, ainda mais em nível nacional.
Todavia, fico sabendo que ainda existem. E que um londrinense acaba de ganhar precisamente um concurso nacional, realizado em Brasília. Se isto não chega a entusiasmar o leitor, guardei a informação mais importante para o final: Robson Naoto Shimizu, 23 anos, estudante de arquitetura da Universidade Estadual de Londrina, foi o vencedor do 4º Concurso Nacional de Oratória na língua japonesa.
Para chegar ao título, Robson foi selecionado no Paraná e, na categoria de principiantes, concorreu, em Brasília, na final, com 8 candidatos dos Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas.
O jovem frequenta as aulas do Centro de Línguas Estrangeiras Moderna (Celem) no Colégio Vicente Rijo, sob a coordenação da professora Lídia Uesu Kanashiro. Para quem não sabe, o Celem é um programa do Governo do Estado que oferece cursos gratuitos de francês, italiano, espanhol e japonês. E, pelo resultado obtido por Robson, parece ser um curso muito bom.
Constrangimento





