Praça Londrina - Estelio Feldman
O suco de uva, como o vinho tinto, é eficaz em reduzir os riscos de doenças cardíacas, revela um estudo divulgado durante a reunião anual da Associação Americana do Coração, realizada em Dallas, no começo do mês. Uma equipe chefiada pela doutora Jane Freedman da Universidade de Georgetown em Washington examinou o comportamento das plaquetas sanguíneas, as células que impedem a formação dos coágulos, em duas soluções. Uma com suco de uvas e a outra sem. Os cientistas descobriram que o agregado de plaquetas era 30 por cento menor na solução de suco de uva e que as células produziam três vezes mais óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e limita a formação de coágulos, evitando que as plaquetas se unam em blocos. Estas plaquetas também liberaram 55 por cento menos radicais, as moléculas de oxigênio que tornam o colesterol mais perigoso.
Como o vinho tinto, o suco das uvas vermelhas contém uma substância chamada quercetin, um componente biológico que reduz a habilidade das plaquetas para formarem coágulos. Enquanto o vinho tinto e o suco de uva comprovadamente têm estes efeitos benéficos, o álcool só impede a coagulação do sangue nas veias quando tomado em altas doses - tão altas que podem causar intoxicação em outros órgãos do corpo, disse Freedman.Embelezar não é difícil
Ao entrar na Galeria do Cine Vila Rica, um dia destes, uma surpresa: floreiras espalhadas pelo corredor. Simples floreiras. No entanto, com sua presença, deram novo visual ao corredor. Transformaram um lugar de passagem em um ponto mais atraente, um toque de carinho.
Não sei, até porque nem perguntei, se as floreiras foram colocadas por causa da época - estamos perto do fim do ano - se vai haver outras coisas. Apenas me encantei com elas e fiquei pensando como é fácil dar um pouco de beleza ao local em que a gente vive (ou por onde se passa). Podem ser floreiras, pode ser a pintura nova na casa ou no prédio, uma iluminação diferente ou maior, um detalhe pode tornar os locais mais bonitos e, por extensão, alegrar a vida não só de quem realiza o embelezamento mas de todos.
Estou com sérias dúvidas sobre se este ano nós vamos ter a iluminação dos Natais passados. Não parece que há um movimento como o de anos anteriores. Assim, a questão vai acabar restrita à boa vontade ou disposição de cada um. Com as floreiras, a pessoa responsável pela galeria do Vila Rica deu sua contribuição. Se cada um fizer alguma coisa, pelo menos nesta época de fim de ano, poderemos ter quem sabe uma Londrina mais bela. O que dará novo alento a todos nós.
Ecologia
Um leitor liga para contar que ouviu, em um bar, a conversa entre duas pessoas. O que mais chamou a atenção dele, e deu motivo para a ligação, foi ter ouvido uma pessoa dizer que estava cansada de matar tatu no fundo do Hotel do Lago. O leitor, que pediu para não dar o nome dele porque ficou com medo do caçador de tatus, disse que procurou a coluna porque não se conformou com a desfaçatez daquela pessoa que se vangloriava de uma atitude que, conforme meu informante, era da pior qualidade.
O leitor inclusive reclamou da AMA, entendendo que incumbiria à entidade agir no sentido de proteger não só os tatus mas outros animais que fazem parte do tão comentado ecossistema, ameaçado também pela ação estúpida e predatória do bicho que se diz inteligente mas que mata por prazer, sem qualquer escrúpulo.
Não sou adepto de caça, nem de pesca, embora considere que cada um tem o direito de apreciar o que mais lhe agrade. O que porém é inaceitável é a ação predatória, sem motivo, sem cuidados. Não creio que a área do fundo do Hotel do Lago seja de caça. É um local muito frequentado por gente e este tipo de atitude do matador de tatus implica em por em perigo a vida de pessoas.
Coisas boas
Uma coisa não se pode negar ao prefeito Antonio Belinati: ele tem sensibilidade e quando nota que uma coisa provoca reação contrária, recua. Foi o que ocorreu com a questão da doação da área aterrada do Igapó e se repete agora com o assunto do show da Xuxa. Foi tão grande a reação contrária ao gasto que a promoção implicaria que o prefeito já decidiu: não vai mais trazer o show para a festa de inauguração do PAI. Creio que a coletividade agradece, esperando que, agora, haja dinheiro para atender às entidades assistenciais que estão enfrentando sérias dificuldades.
Outra coisa boa foi ver a rapidez com que se resolveu o simples problema da lâmpada verde queimada no sinaleiro para pedestres da Piauí, com João Cândido. Ontem, os pedestres já podiam atravessar sem medo (embora depressa, porque o sinal fecha ligeiro). Os pedestres agradecem.
Por outro lado, os frequentadores de cinema também entraram em contato para comentar que a reforma no Catuaí 2 ficou muito boa, há mais conforto para os espectadores. É uma preocupação aparentemente simples dos responsáveis que resulta bem benefício porque o público fica contente quando percebe que é respeitado, quando suas reclamações são ouvidas e se adotam medidas para dar-lhe maior satisfação.
Vinho, suco de uva e coração





