Praça central ganha cerca e guarita
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Paulo Pegoraro Cascavel 
Edson MazzettoAlambrado e guarita vão garantir a segurança dos frequentadores da Praça Wilson JoffreA Praça Wilson Joffre, no centro de Cascavel, uma das mais antigas e envolvida em histórico de disputa fundiária há mais de três décadas, tem agora guarita e está cercada por um alambrado. As obras de revitalização ainda estão sendo executadas pela prefeitura e quando o espaço estiver liberado para o público, todos serão vigiados por guardiões.
Esta foi a forma encontrada pela prefeitura para garantir segurança aso frequentados e evitar vandalismo. A praça havia virado ponto de desocupados e marginais, obrigando a polícia a constantes operações. Os banheiros eram utilizados por menores para uso de drogas. Muitos dormiam no local. Pela insegurança, poucas pessoas se atreviam a ir à praça.
Cercar e colocar guarita foi a alternativa que restou, disse o secretário de Planejamento da prefeitura, Nilson Gomes Vieira, que executa um projeto de revitalização em vários locais públicos. Nilson assegura que não está sendo criado nenhum monstrengo, já que a estrutura de proteção segue um projeto arquitetônico de efeito visual, com pintura decorativa no alambrado e pórtico que emoldura a guarita.
Se houver aprovação popular, o projeto poderá ser repetido nas outras 26 praças da cidade. A revitalização será completada com ajardinamento, iluminação, reforma dos banheiros, bancos e quadras de esporte. Para as crianças, será construído um playground. Os idosos terão um alpendre para o bate-papo e haverá uma esplanada para a realização de eventos, inclusive feiras de artesanato.
HistóriaA Praça Wilson Joffre (nome de um médico pioneiro) é histórica. O pioneiro Geraldo Marques Saraiva era detentor de um título de aforamento sobre a área (uma quadra), emitido em 1954, época de emancipação do município. A prefeitura acabou desapropriando o local e depois a Justiça anulou o título. Em 1968, um incêndio que destruiu o Fórum consumiu também toda a documentação do litígio e o processo recomeçou.
Houve vultosa condenação ao Município para indenizar herdeiros da família Saraiva, mas o pagamento ainda não ocorreu. O advogado Miguel Uliana Cargnin, que produziu estudos jurídicos sobre a questão, sustenta que o caso da Praça Wilson Joffre é cercado de montagens, situações fictícias, fraudes ou erros judiciários. Para efeitos formais, a posse da área é mantida pela prefeitura, o que permitiu o projeto de revitalização.


