Transporte coletivo
A assessoria de imprensa da Transportes Coletivos Grande Londrina enviou nota a respeito dos comentários feitos na Praça sobre o transporte coletivo, com algumas queixas e sugestões. A nota lembra que ''um automóvel transporta em média 1,4 passageiro e um ônibus pode trafegar com até 70 usuários'', o que significa que ''50 automóveis ocupam o espaço de apenas um ônibus nas ruas da cidade''. ''É fácil perceber a diferença no trânsito se os ocupantes dos carros passassem a utilizar o ônibus''.
A respeito da reclamação sobre a linha que serve ao Catuaí Shopping Center, a nota esclarece que a TCGL mantém quatro ônibus circulando no itinerário aos sábados, com frequência média de 13 minutos entre uma viagem e outra. Lembra ainda que qualquer alteração para acréscimo de mais ônibus e ampliação de frequência depende de autorização da CMTU.
A assessoria informa também que existe um serviço telefônico gratuito, o 0800-4007020, à disposição de todos os usuários. O serviço está disponível para receber opiniões e sugestões a respeito do trabalho realizado pela TCGL.
Espera-se que a CMTU observe o problema e agilize solução para os ônibus superlotados que demandam o Catuaí.

Esgoto
Está em discussão o serviço de água e esgoto de Londrina. O contrato com a Sanepar está terminando e há um debate sobre a possível renovação do contrato ou a retomada do serviço pelo município. Bem, neste quadro, a senhora Irene procurou a Praça para reclamar da falta do serviço de esgotos onde mora, no Jardim San Fernando. A leitora ainda citou um fato que lhe parece curioso: estão fazendo, disse ela, o serviço aos poucos. O que a preocupa é saber que tipo de tratamento pode ser dado ao esgoto, assim feito por partes.
Não consola, mas o problema de dona Irene é compartilhado por muita gente. Falta muito para que Londrina tenha serviço de esgoto em 100% da cidade. A Sanepar mesmo promete levar o serviço a 80% da cidade nos próximos anos. E é preciso insistir em que, assim como a água, esgoto é fundamental para a qualidade de vida da população.
Segundo a prefeitura, a população vai ser consultada sobre a questão, o que é interessante. O mais importante, porém, é insistir na necessidade de soluções que atendam às necessidades reais de Londrina e dos londrinenses. Isto inclui, também, é bom insistir, a questão das tarifas.

mockup