PRAÇA
Ônibus mais caros
A tarifa dos ônibus urbanos vai subir, no fim de semana. Alguns leitores já procuraram a Praça para comentar a questão, notadamente porque, em várias ocasiões, tem havido comentários visando estimular a troca do veículo particular pelo transporte coletivo. Esta, porém, é uma questão simples: ainda com a tarifa mais cara, em muitas circunstâncias o ônibus continua mais barato que o carro.
Há, porém, um problema muito mais grave, o das pessoas que não têm outra opção, que usam o ônibus para ir ao trabalho ou à escola (ou a ambos), que não possuem condução própria, nem mesmo uma bicileta, e que ganham pouco. Mais sério é saber que esta grande faixa dos que realmente precisam do ônibus ganha salários (isto quando tem emprego) cujos reajustes, se é que acontecem, não estão acompanhando a inflação.
Pior ainda é observar que o reajuste anunciado, que eleva a tarifa dos ônibus para R$ 1,35, não agradou a ninguém. Os empresários do setor indicam que o aumento não atende às necessidades, diante das altas sofridas nos últimos tempos. Os usuários entendem que o aumento vai onerar ainda mais seus parcos vencimentos.
Para quem trabalha e tem o benefício do vale-transporte, o peso do reajuste será menor. De qualquer modo, porém, o aumento vai pesar. As perspectivas para o assalariado são ruins, para o desempregado são piores. Haverá quem terá que repensar até o modo de usar o transporte público urbano. Uma nova dificuldade no começo de um mês que deveria ser, tradicionalmente, de projetos bons e planos melhores.
Sem luz
Já se observam estabelecimentos comerciais ornamentados para o Natal. Nos supermercados produtos natalinos ganham espaço. Prédios de apartamentos e residências também começam a mostrar enfeites alusivos ao final do ano. Mas, neste 2002, mais uma vez, Londrina não terá a profusão de luz de alguns anos atrás. Os tempos são, realmente, difíceis; há problemas sérios em todos os setores. Todavia, e talvez principalmente, é em épocas difíceis que se precisa agir com mais coragem.
Não há, possivelmente, mais tempo para organizar a iluminação como a que se viu no passado. Entretanto, seria bom que, junto com o espírito natalino, houvesse algum tipo de ação mais positiva, visando tornar o Natal e o fim do ano visualmente mais alegres.
A gente não pode esquecer que dezembro é, também, o mês de aniversário de Londrina. Um pouco mais de entusiasmo, ainda que só na decoração, acabaria se refletindo positivamente sobre toda a coletividade.
Recapeamento
Está havendo obras de recapeamento na av. Bandeirantes. Leitores que passam pelo local afirmam que o trabalho parece muito bem feito, acreditando que a avenida vai ficar em melhores condições. É bom, necessário e importante.





