PRAÇA
Alegria na Santa Casa
As integrantes do Coral Feminino da Santa Casa de Londrina estão entusiasmadas. É que o Coral foi classificado para o 9º Festival Internacional de Corais Unicanto que se realiza, no final do mês, no Teatro Marista, em Londrina. As coralistas da Santa Casa (o que inclui funcionárias da instituição e irmãs) ficaram entre as oito classificadas na seleção feita pelo maestro Samuel Kerr, de São Paulo, e pelo padre Pedro Ferreira Costa, de Natal. Do festival participaram corais de todo o Brasil.
Juntamente com os oito corais selecionados em Londrina, outros oito participarão como convidados no Festival internacional, sendo que quatro virão do Exterior.
Esta é a segunda vez que o Coral da Santa Casa participa do Festival Internacional. Até a apresentação, as coralistas da Santa Casa e o maestro José Mário Tomal terão muito trabalho para brilhar muito no Festival do final de outubro.
Barulho no Calçadão
O Calçadão é um dos cartões postais de Londrina, local preferido para manifestações as mais diversas. Nesta época, com a campanha eleitoral, o movimento por lá tem sido intenso. E o barulho também. Mas esta é uma situação conhecida e há muito vivenciada pelos que moram por ali. Na verdade, quem não consegue suportar a situação, acaba se mudando.
O pior, porém, segundo uma moradora, é o que acontece com a limpeza do Calçadão que é feita algumas vezes por mês. É realizada à noite, começando pelas 22 horas e indo até 3 da madrugada seguinte. ''Não se consegue dormir'', lamenta a leitora, fazendo questão de destacar que não tem nada contra o movimento no Calçadão, repetindo que considera natural o que acontece por lá. ''Mas, penso, à noite deve haver mais cuidado e respeito. Ou se começa a limpeza mais cedo, ou se orienta os que trabalham ali no sentido de atuar com menos barulho, em respeito aos que moram ali'', completa.
Feira do Sol
Londrina que já tem as feiras livres (que estão provocando certa discussão, em especial a que funciona no centro) e que também conta com a Feira da Lua (nome dado originalmente, modificado depois por questões que não cabem aqui mas que mantem o título original, poético e correto) ganha, agora, a Feira do Sol. Funciona no domingo e, se espera, não vá provocar reações maiores porque instalada em local em que, aparentemente, não produz problemas para moradores.
A Feira do Sol funciona no centro, na altura da Casa da Cultura, diante da Concha Acústica, e reúne artesãos locais. Uma excelente idéia.
Livro
No próximo dia 3, quinta-feira, será lançado, na Biblioteca Pública Municipal, o livro ''História do Paraná'', do século 16 até meados de 1950. De autoria de Lucinéia Cunha Steca e Mariléia Dias Flores, um trabalho que merece ser conhecido pelos paranaenses.





