PRAÇA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de setembro de 2002
Estélio Feldman 
Comunidade Feliz
ganha prêmio nacional
O projeto Comunidade Feliz, desenvolvido em conjunto pela Sercomtel, Comité Solidariedade e funcionários voluntários no Jardim Pindorama, localizado na zona oeste da cidade, recebeu, em São Paulo, o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom 2002, na categoria ação social. O Anuário Telecom é uma das mais respeitadas publicações da área de telecomunicações no País. O prêmio foi criado para reconhecer as ações-modelo de cidadania empreendidas pelas empresas do setor de telecomunicações. O projeto premiado foi reconhecido por uma comissão julgadora composta por jornalistas do Anuário Telecom, representantes da Anatel, da Telebrasil e da Agência de Notícias pelo Direito à Infância. Os jurados analisaram os projetos apresentados pelas empresas no segmento de telecomunicações e escolheram aqueles que mais se destacaram pela sua contribuição à sociedade.
Comunidade Feliz
Criado em maio de 2001, o Comunidade Feliz é o principal projeto social da Sercomtel. A empresa ''adotou'' o Jardim Pindorama e realizou uma série de melhorias que beneficiam diretamente mais de mil pessoas. A mais importante de tais obras foi a reforma e ampliação da creche do bairro que atendia 45 crianças e passou a acolher 125.
Funcionários voluntários da Sercomtel organizaram mutirões para fazer a limpeza e calçamento dos terrenos próximos à creche. Dezenas de pessoas da comunidade ajudaram, ainda, no plantio de árvores, na limpeza de bueiros, na urbanização da praça e na revitalização do ribeirão que passa nos fundos da propriedade. Uma horta foi preparada para enriquecer a alimentação das crianças que têm aulas práticas de como plantar as hortaliças.
À noite e nos fins de semana, a Sercomtel viabilizou ações que promoveram a melhoria da qualidade de vida das famílias do bairro. Nas salas da creche, funcionários da operadora criaram oficinas de arte e de trabalhos manuais e de alfabetização de adultos. Foram montados cursos de capacitação profissional como atendimento telefônico e pessoal, portaria e zeladoria. Os funcionários organizaram também palestras relacionadas à saúde, como higiene corporal e prevenção da Aids.
No projeto consta, ainda, a criação de uma associações de moradores do bairro, que foi viabilizada este ano. ''A parceria da Sercomtel com a comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto. Os funcionários passaram a conviver com os moradores e conseguiram o comprometimento de pessoas de todas as faixas etárias na execução dos trabalhos de melhoria que eram propostos'', destaca o presidente da empresa, Francisco Roberto Pereira.
A empresa continua oferecendo apoio para a sedimentação dos projetos que pessoas da comunidade encabeçam, este ano.


