Praça
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de agosto de 2002
Lembrando JK
Foi lançado no Memorial JK, em Brasília, o filme em média-metragem ''O menino que sonhou o Brasil'', um documentário sobre o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira, cujo centenário de nascimento se celebra este ano. O trabalho tem 54 minutos de duração e se destina a estudantes brasileiros. É um trabalho do cineasta Sílvio Tendler cm narração de José Mayer. Foram feitas quatro mil cópias e o cineasta espera que pelo menos 600 mil estudantes vejam o trabalho, levando em conta uma projeção modesta segundo a qual cada uma delas deva ser vista por 150 alunos.
JK foi presidente do Brasil entre 1955 e 1960 e marcou de modo profundo a vida nacional. Quando iniciou seu governo, anunciou um projeto de ''50 anos em 5''. E é possível dizer, hoje, que ele cumpriu a promessa. Plantou as bases da indústria automobilistica nacional, construiu e inaugurou Brasília, tornando realidade um sonho que parecia impossível. Foi um tempo de otimismo e alegria.
Para a grande maioria da população brasileira JK é um nome quase desconhecido. Ele deixou a presidência em 1960, há 42 anos. Com a ditadura, que lhe retirou os poderes políticos, acabou afastado da vida pública. Não poucos, inclusive, confundem as coisas, pensando, por exemplo, que a avenida aqui em Londrina, que leva esta sigla, é homenagem ao ex-presidente norte-americano, John Kennedy.
Para que os brasileiros conheçam um pouco mais deste grande brasileiro, seria interessante que documentário deste tipo não ficasse restrito a escolas, embora isto por si já é importante. Deveria ser mostrado ao povo. Em Londrina, a Biblioteca Pública Municipal, que tem sala para isto e faz apresentações de filmes em video, poderia se interessar e trazer uma das cópias para exibição. Seria, sem dúvida, um modo de apresentar a muitos brasileiros um pouco da vida deste grande presidente.
Abuso contra crianças
Segunda-feira, no Serão de Pediatria promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Departamento de Pediatria da Associação Médica de Londrina, será debatido o candente tema ''Abuso sexual contra crianças''. O encontro será coordenado pelo médico Jonilson Favareto, da Associação Londrinense de Apoio à Infância e Adolescência, e terá a participação do especialista em comportamento social e da saúde física e mental do adolescente, Walter Marcondes Filho, da promotora da Vara da Infância e Juventude, Edina Maria Paula, da psicóloga Salete Regina Coser e do médico Moacyr Máscaro.
O Serão de Pediatra se realiza a partir das 20 horas no anfiteatro do Hospital Universitário de Londrina. As inscrições são gratuitas mas os promotores pedem que os interessados confirmem antecipadamente a presença na secretaria da Associação Médica de Londrina, através do telefone (43) 341-1055.
