O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro, mas os paranaenses já puderem ver uma amostra neste final de semana. No domingo, as temperaturas máximas atingiram 29 graus C em Curitiba, 31 graus C no litoral, 30 graus C em Irati e até em Palmas, a cidade mais fria do Estado, os termômetros marcaram 29 graus C.
Mas foi em Londrina e Maringá que foram registradas as temperaturas mais altas. Em Londrina 35 graus C e Maringá 36 graus C. Segundo o Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), as temperaturas continuarão elevadas hoje, com muito sol e previsão pancadas de chuvas no final do dia em algumas regiões.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é comum na primavera, período de transição entre o inverno e verão, variações rápidas nas condições climáticas em todo o País. ‘‘O comportamento das condições do tempo e do clima, especialmente nesta primavera, serão influenciados pelo padrão neutro da temperatura das águas do Oceano Pacífico equatorial, que desde 1997 não se apresentava tão estável quanto no momento’’, divulgou o Inmet.
As altas temperaturas, acima de 30 graus C, como as registradas neste final de semana acontecem com certa regularidade na primavera principalmente nos dias que antecedem a chegada de frentes frias.
Neste mês de outubro, segundo o Inmet, já começam a predominar as características de verão, com muito calor, ‘‘mas ainda podem ocorrer entradas de massas de ar frio, ocasionando, por vezes, geadas tardias nas regiões mais altas. Estas geadas são extremamente danosas à agricultura’’.
É comum, ainda na primavera, ocorrer quedas bruscas de temperatura em menos de 24 horas, devido à rápida entrada de massas de ar frio. Ainda segundo o Inmet, tem sido observado um comportamento singular da temperatura da superfície da água do mar no Oceano Atlântico, com grandes variações térmicas em regiões próximas à costa brasileira que, persistindo, poderão induzir a irregularidades climáticas no Brasil.