PR fará concurso para contratar policiais militares e bombeiros
O certame, previsto para 2025, ofertará 2.600 vagas. É o primeiro com exigência de que os candidatos tenham nível superior
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
O certame, previsto para 2025, ofertará 2.600 vagas. É o primeiro com exigência de que os candidatos tenham nível superior
Reportagem local

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (21) no Diário Oficial os despachos do governador Ratinho Junior que autorizam a realização de um concurso público para reforçar as forças de segurança do Paraná. O certame, previsto para 2025, ofertará 2.600 vagas, sendo 2.000 para o quadro da Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros Militar.
A Sesp (Secretaria da Segurança Pública) será responsável pela organização do concurso junto com o IBCF (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), que realizará o processo seletivo. O edital com as regras e detalhamento do certame, com prazos para inscrição e detalhes das provas, além do cronograma completo, deve ser publicado no primeiro trimestre.
Esse também será o primeiro concurso que vai exigir formação de nível superior. Em 2023 foi aprovada e sancionada a lei que instituiu essa nova medida no Paraná.
“Nosso objetivo é avançar com celeridade e lançar o edital em breve, sempre com foco na transparência e na eficiência. Essa medida reafirma o compromisso do governo em investir na proteção da população e no aprimoramento das nossas forças de segurança”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Carreiras
Em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernizando os cargos.
Além disso, em dezembro, o Governo também sancionou a criação dos QOE (Quadros de Oficiais Especialistas), que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.
Contratações recentes
Em 2023 ocorreu a formatura de 2.485 policiais militares aprovados em concurso. Eles já estão atuando em todas as cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano, o que representou a maior contratação da história da corporação, à época.
Recentemente, outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos ainda inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e na UETC. Na Polícia Civil são 103 novos servidores: 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024. Já a Polícia Penal executa nesse momento a formação de 500 candidatos a policiais penais. (Com Agência Estadual de Notícias)

