Pela segunda vez em menos de dois meses, moradores da região de Nova Esperança (35 km a noroeste de Maringá) vão fechar a PR-463 hoje em protesto contra a falta de conservação. Lideranças empresariais e clubes de serviço de Nova Esperança, Colorado, Paranacity e Uniflor vão fechar a rodovia por uma hora.
O protesto vai se concentrar no trevo de acesso a Uniflor, a partir das 8 horas. ‘‘Queremos repetir a manifestação até sermos atendidos’’, disse o advogado Luiz Roberto da Silva, presidente do Rotary de Paranacity.
A rodovia de aproximadamente 90 quilômetros é a principal ligação das cidades da região de Colorado com Nova Esperança e Maringá. ‘‘Todo mundo da região depende das cidades maiores e tem que se sujeitar a uma estrada sem condições’’, justificou.
Silva disse ainda que em 1999 foram 138 acidentes com 98 feridos e 19 mortes. ‘‘Sem contar os pequenos acidentes só com danos materiais.’’
O DER em Maringá informou que a PR-463 está incluída em um programa de recuperação das estradas estaduais não pedagiadas, mas depende de financiamento internacional.