Em 2009, 379.769 do­cu­men­tos per­di­dos - co­mo ­CPFs, cer­ti­dões de nas­ci­men­to, car­tei­ras de iden­ti­da­de, de mo­to­ris­ta e de es­tu­dan­te - fo­ram en­tre­gues nas agên­cias dos Cor­reios em to­do o ­país. Des­se to­tal, ape­nas 30.525 fo­ram de­vol­vi­dos aos do­nos. A em­pre­sa pos­sui cer­ca de 1,2 mi­lhão de do­cu­men­tos ca­das­tra­dos. Em Lon­dri­na, a rea­li­da­de não é di­fe­ren­te. Atual­men­te, na se­ção de ‘‘Acha­dos e ­Perdidos’’ da agên­cia cen­tral dos Cor­reios (Ave­ni­da Rio de Ja­nei­ro), 598 do­cu­men­tos aguar­dam re­ti­ra­da. Em 2009, 493 fo­ram en­tre­gues ao ­seus do­nos, mas cen­te­nas ti­ve­ram que ser de­vol­vi­dos aos ór­gãos emis­so­res (Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho, Jus­ti­ça Elei­to­ral etc) por­que não fo­ram re­ti­ra­dos no pra­zo de 60 ­dias.
  Es­ti­ma-se que 30% dos do­cu­men­tos en­tre­gues na agên­cia se­jam re­ti­ra­dos. ‘‘­Mais do­cu­men­tos che­gam do que ­saem. ­Creio que mui­tas pes­soas des­co­nhe­cem o ­serviço’’, afir­ma a ge­ren­te da agên­cia cen­tral, Már­cia Cris­ti­ne do Nas­ci­men­to.
  Nin­guém pre­ci­sa se iden­ti­fi­car pa­ra en­tre­gar nas agên­cias o do­cu­men­to en­con­tra­do. Há tam­bém a pos­si­bi­li­da­de de co­lo­cá-lo em uma das cai­xas de co­le­tas.
  Se­gun­do Már­cia, há ­três for­mas de a pes­soa pro­cu­rar os do­cu­men­tos: con­sul­tan­do uma lis­ta à dis­po­si­ção na agên­cia cen­tral, atua­li­za­da qua­se dia­ria­men­te; aces­san­do o si­te www.cor­reios.com.br na se­ção ‘‘o que vo­cê es­tá pro­cu­ran­do - Acha­dos e ­Perdidos’’; ou por ­meio do te­le­fo­ne 0300-30100. A re­ti­ra­da de um ou de vá­rios
do­cu­men­tos é fei­ta me­dian­te
o for­ne­ci­men­to de da­dos
pes­soais e o pa­ga­men­to de
R$ 3,50. A pes­soa é isen­ta da ta­xa quan­do as­si­na uma de­cla­ra­ção ale­gan­do que não tem con­di­ções de pa­gá-la.
  O Ter­mi­nal Ur­ba­no tam­bém é um lo­cal pa­ra en­con­trar do­cu­men­tos ofi­ciais per­di­dos. Po­rém, se­gun­do o coor­de­na­dor de ter­mi­nais, Mar­ce­lo Soa­res, a si­tua­ção é se­me­lhan­te a dos Cor­reios - cer­ca de 10% dos usuá­rios vão pro­cu­rar os do­cu­men­tos per­di­dos no se­tor.
  To­dos são ca­das­tra­dos, e, mu­ni­dos de lis­ta te­le­fô­ni­ca, os fun­cio­ná­rios pro­cu­ram iden­ti­fi­car os do­nos dos do­cu­men­tos en­con­tra­dos. Ca­so não se­jam re­ti­ra­das no pra­zo de 30 ­dias, as cé­du­las são re­me­ti­das aos Cor­reios.
Ca­das­tro
  O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça pre­ten­de ­atuar vi­san­do a aju­dar as pes­soas a lo­ca­li­zar ­seus do­cu­men­tos per­di­dos. Pa­ra is­so, pre­ten­de ­criar um gru­po de tra­ba­lho pa­ra ­apoiar o de­sen­vol­vi­men­to e a im­ple­men­ta­ção do Ca­das­tro Na­cio­nal de Do­cu­men­tos Ex­tra­via­dos, Rou­ba­dos ou Fur­ta­dos. Es­se ban­co de da­dos tam­bém se­rá dis­po­ni­bi­li­za­do na in­ter­net.
  Se­gun­do o mi­nis­té­rio, es­se gru­po de tra­ba­lho se­rá coor­de­na­do por um re­pre­sen­tan­te da Se­cre­ta­ria Na­cio­nal de Jus­ti­ça, e se­rá for­ma­do por fun­cio­ná­rios do De­par­ta­men­to Na­cio­nal de Re­gis­tro do Co­mér­cio, da Se­cre­ta­ria da Re­cei­ta Fe­de­ral, do Ins­ti­tu­to Na­cio­nal do Se­gu­ro So­cial (­INSS), da Po­lí­cia Ci­vil, do Con­se­lho Na­cio­nal de Jus­ti­ça, do Ins­ti­tu­to Na­cio­nal de Iden­ti­fi­ca­ção e de ou­tros ór­gãos co­mo jun­tas co­mer­ciais, ­além dos Cor­reios. (Com Agên­cia Bra­sil)