Postos poderão ter vacina contra gripe
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de maio de 1997
Da Redação 
A rede municipal de saúde poderá ter que vacinar os idosos contra gripe a partir do ano que vem. Os vereadores Tercílio Turini (PSDB) e Sidney de Souza (PST) estão elaborando um projeto de lei determinando que a Prefeitura tenha em seus postos de saúde vacinas antigripais e antipneumocócitas. Se aprovado, o benefício estará a disposição dos idosos no outono de 98. Por enquanto, o medicamento está disponível apenas em clínicas particulares da Cidade.
Segundo Tercílio Turini, médico clínico geral e professor do Hospital Universitário, os idosos estão sujeitos às doenças comuns de inverno, principalmente as de origem respiratória. Ele lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a aplicação dessas vacinas na terceira idade.
O pediatra e médico de adolescentes Walter Marcondes Filho também recomenda a aplicação de uma dose da vacina contra gripe aos seus pacientes. No caso das crianças, a dose deve ser aplicada naquelas com idade acima de dois anos. A aplicação seja feita todos os anos, entre o outono e o inverno.
Marcondes comenta que a maioria das crianças e adolescentes tem gripe nesta época do ano. O tratamento é simples, comenta o médico, geralmente sendo necessário apenas repouso, ingestão de líquido, alimentação leve e a ingestão de analgésico. Também é importante manter as narinas desobstruídas, usando soro fisiológico várias vezes ao dia. A melhora deve acontecer entre três e cinco dias.
O médico ressalta que outras doenças são comuns no inverno, como as amigdalites (infecção das amigdalas), faringite (infecção na faringe), otite (infecção no ouvido), bronquite asmática e problemas alérgicos respiratórios, como rinite, bronquite e pneumonia. Outra recomendação ficar longe de locais fechados e com aglomeração de pessoas, como ônibus. Qualquer problema, ele pede que as mães procurem o consultório do pediatra ou o posto de saúde mais próximo.


