Postos fecham à noite com medo de assaltos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de outubro de 2000
Sid Sauer De Campo Mourão
O medo de assaltos durante a madrugada está fazendo com que alguns postos de combustíveis não funcionem mais durante a madrugada em Campo Mourão. Nos últimos tempos, os postos se tornaram o principal alvo de assaltantes na cidade. A última vítima foi o posto Vip, no centro, assaltado no sábado por volta das 21 horas. Dois homens um deles armado com revólver levaram R$ 500,00 do caixa do posto e fugiram a pé.
O posto Vip é um dos estabelecimentos de Campo Mourão que já não funciona de madrugada, fechando todo dia à meia-noite. Mesmo assim, os assaltantes agiram mais cedo para pegar o posto ainda em funcionamento. Valter Szeremeta, do posto Nossa Senhora Aparecida, conta que resolveu fechar o posto a partir das 23 horas depois de ser assaltado quatro vezes em menos de dois anos. Todos os assaltos foram durante a madrugada.
Não compensa, explicou Szeremeta. O que a gente ganha não compensa o risco. Segundo ele, pior do que o prejuízo financeiro, é a vida do vigilante que fica em perigo. Num dos assaltos, nosso vigia foi baleado, contou. Szeremeta não pensa voltar a funcionar à noite. No posto Gota Azul, no centro, o funcionamento também ficou restrito às 22 horas depois de dois assaltos seguidos durante a madrugada.
Carlos Peterline, do posto E5, mantém o estabelecimento aberto 24 horas, apesar de já ter sido assaltado. O último assalto ocorreu às 2 horas, há cerca de 20 dias. O movimento é pouco, mas temos que satisfazer os clientes, disse.
O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, major Nelson João Casarolli, disse ontem que já marcou para a próxima terça-feira, às 9 horas, uma reunião com todos os donos e gerentes de postos de combustíveis da cidade.
Vamos discutir alternativas para combater esse problema, anunciou Casarolli. Queremos apresentar propostas e ouvir sugestões. O comandante disse que é possível amenizar a situação e adianta que uma das propostas e pedir aos postos que não deixem nos caixas grandes quantias de dinheiro.
Casarolli afirmou que a PM está disposta a fazer todo o possível para manter os postos abertos 24 horas. Temos que conversar e encontrar uma fórmula para isso.