A Secretaria de Saúde de Maringá deve definir hoje quais os postos municipais devem prolongar o expediente para atender o aumento de demanda em consequência da greve no Hospital Universitário (HU), que será iniciada à meia-noite de amanhã. Em reunião ontem, ficou decidido que o HU só vai atender urgência e emergência e cancelar todas as consultas eletivas agendadas.

De acordo com o secretário Paulo Roberto Donadio, o município estuda a possibilidade de abrir o posto Zona Sul 24 horas ou ampliar até as 22 horas o horário de atendimento em dois ou três postos. A definição está dependendo de um acordo com os médicos e atendentes de enfermagem que terão que fazer horas extras.

A prefeitura também vai pedir apoio aos hospitais particulares para atendimento dos casos de emergência. O HU de Maringá atende mensalmente cerca de 9.500 pessoas no setor de Pronto-Atendimento e consultas especializadas.

mockup