O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, determinou que as unidades básicas não distribuam mais o medicamento ivermectina 6 mg fabricado pela empresa Vitamedic Indústria Farmacêutica, de Anápolis (GO). A decisão, tomada na última sexta-feira (16), é por tempo indeterminado e atende uma resolução de 6 de abril da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão recebeu e confirmou uma denúncia de que a fabricante produzia os remédios em uma área ainda não autorizada.

Imagem ilustrativa da imagem Postos de saúde de Londrina não podem mais distribuir ivermectina
| Foto: Reprodução/Vitamedic Indústria Farmacêutica

Em seu site, a Vitamedic informou que os produtos "devem permanecer bloqueados até a publicação de uma nova resolução. Informamos que esta medida não trata de recolhimento, mas a não comercialização e distribuição". Segundo o secretário, a ivermectina ficará em uma espécie de quarentena nos postos de saúde. "É importante dizer que essa ordem não tem motivação ideológica. Estamos apenas cumprindo uma orientação do governo federal", explicou.

A instituição goiana é a única fornecedora do item para a prefeitura. Apesar do posicionamento da Anvisa, Machado crê que "a liberação deve ocorrer nos próximos dias. Pelo que entendemos, não tem relação com a qualidade. De qualquer forma, se não for liberado, vamos pedir a troca de marca ao fornecedor. Se a autorização for dada, tudo volta ao normal".

O remédio é um dos que fazem parte do chamado "kit covid", usado no tratamento precoce contra a Covid-19 e contestado por várias autoridades sanitárias pela não eficácia. Em Londrina, a ivermectina é disponibilizada em qualquer posto, mas só concedida por prescrição médica. Machado não soube dizer a quantidade adquirida pelo Município.

Em um ofício distribuído para as regionais no dia 12 de abril, a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) ordenou o recolhimento do produto repassado pela Vitamedic, também em atendimento à Anvisa.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1