Curitiba A capital paranaense conta a partir de agora com um posto de informações turísticas com atendimento 24 horas. O posto, inaugurado ontem, vai auxiliar os turistas sobre pontos turísticos e fazer encaminhamentos dos que forem assaltados, furtados ou vítimas de acidentes de trânsito. O local tem ligação direta com o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Secretaria de Segurança Pública e faz conexão em segundos com o 1º Distrito Policial de Curitiba.
O posto também possui canal aberto com a Delegacia do Imigrante (Delemig) da Polícia Federal, para casos que envolvam turistas estrangeiros. ''Curitiba é uma cidade com bom conceito em termos de segurança pública. Mas queremos ofertar todo o tipo de segurança. Inclusive que o turista terá atendimento, em casos de acidentes ou furtos, que ocorrem em todas as grandes cidades brasileiras'', pontuou a diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Cristiane Santos. Ela não tem dados atualizados sobre furtos envolvendo turistas em Curitiba, mas garante que os casos não são frequentes.
O novo posto de informações funciona na Rua 24 Horas, no Centro de Curitiba. ''A Rua 24 Horas tem uma identificação maior com o propósito do projeto, que é de funcionamento ininterrupto'', disse Luiz Carvalho, secretário municipal de Turismo, e um dos parceiros do projeto.
A secretaria de Turismo está dando orientações para os estagiários estudantes de turismo bilíngues que farão o atendimento ao público. ''Este serviço irá garantir que nosso turista não fique sem hospedagem e alimentação por ser vitima de um assalto, por exemplo. É uma questão de respeitar quem nos visita'', salientou o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Arruda.