Posto 24 h de Maringá fica sobrecarregado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de novembro de 2000
Marta Medeiros De Maringá Especial para a Folha
O Núcleo de Saúde 24 horas do Jardim Alvorada, localizado na zona norte de Maringá, dobrou o atendimento nos últimos dias por causa do feriado prolongado. A média diária de 250 pacientes subiu para 500. O aumento pela procura se deve ao fato do Hospital Universitário não prestar atendimento nos dias de ponto facultativo. O HU abre plantão apenas em feriado e finais de semana.
Na quarta-feira (véspera de feriado) e ontem, o Núcleo de Saúde se transformou na única opção no município para consultas e pronto atendimento pelo SUS. Nestes dois dias, a prefeitura decretou ponto facultativo. Além da falta de médicos especialistas, pacientes que necessitam de internamento não encontram leitos disponíveis em hospitais credenciados ao SUS.
As especialidades que mais fazem falta na rede de Maringá são de hematologistas, oncologistas, cardiologistas, neurologistas, ortopedistas e pneumologistas. No Núcleo do Jardim Alvorada atendem somente dois pediatras e dois clínicos gerais. Hoje e amanhã, além do núcleo, o HU estará atendendo no período noturno, a partir das 19 horas.