Posse de delegados traz alívio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de outubro de 2002
Sid Sauer<br> Equipe da Folha 
Campo Mourão A posse do delegado Ângelo Roncalli Figueiredo Diniz, hoje, na delegacia de Barbosa Ferraz (74 km a leste de Campo Mourão) põe fim à falta de delegados de carreira em várias cidades da região. Das 10 comarcas existentes na área, três eram chefiadas pelos chamados `calças-curtas`.
Ontem, tomou posse o delegado de Iretama, Gil Rocha Tecerolli, e, anteontem, o de Mamborê, Antônio César Pereira dos Santos. Com exceção de Mamborê, que estava sem delegado há dois anos, as comarcas de Iretama e de Barbosa Ferraz nunca tiveram delegados concursados antes. No caso de Barbosa Ferraz, isso significa cerca de 20 anos.
Segundo o delegado-chefe da 16 Subdivisão Policial Roberval Butaccini, a posse dos novos delegados deve agilizar os trabalhos. É que devido à falta de delegados de carreira, as delegacias de seis cidades estavam sendo atendidas por Campo Mourão.
Com a posse dos delegados, Mamborê passa a responder também por Boa Esperança; Barbosa Ferraz por Corumbataí do Sul,e Iretama por Roncador. Mesmo assim, o 1º Distrito Policial do Lar Paraná, em Campo Mourão, continuará sem delegado concursado.
Butaccini e o delegado-adjunto Lindomar Alves Júnior são os únicos que restaram na delegacia de Campo Mourão. O terceiro delegado da 16 SDP, Nélson Hummig, foi transferido há quatro meses para Peabiru.
Com a posse dos novos delegados, a luta da subdivisão agora é para que sejam desinterditadas as cadeias de Peabiru e Mamborê. As duas foram fechadas por falta de segurança e precisam de reformas. As interdições pioraram a superlotação na cadeia de Campo Mourão que abriga mais de 80 homens numa área para apenas 50.


