Moradores da Rua dos Pintores, no conjunto Chefe Newton, zona norte de Londrina, estão cansados de serem furtados e roubados no bairro. Eles alegam que um dos principais focos da insegurança está na unidade do Conselho Tutelar, que fica na mesma via. Durante o dia, o órgão funciona em horário comercial, mas fecha no período noturno. De acordo com a população, os bandidos aproveitam que o muro é baixo e se escondem no imóvel para praticar os crimes.

Imagem ilustrativa da imagem Por segurança, moradores pedem substituição de muro do Conselho Tutelar na zona norte
| Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

"Meus vizinhos já foram assaltados porque não há segurança. Acontece quando esperamos o ônibus no ponto, quando estamos voltando para casa e várias outras situações. Não temos sossego. Minha filha chega da faculdade à noite e eu preciso esperar em outra rua pra ninguém meter a arma e levar tudo da gente. Fica complicado ainda mais porque não tem vigilância no Conselho Tutelar, só a Guarda Municipal que passa de vez em quando", explicou a porta-voz dos moradores, Vera Regina Benatto, que reside no Chefe Newton há 30 anos.

Segundo ela, o ideal seria substituir o muro por um alambrado. "O prefeito Marcelo Belinati veio aqui em fevereiro do ano passado ouvir a nossa demanda. Ele colocou grades nas janelas e portas para evitar os furtos, mas o problema não foi resolvido, pelo menos para a comunidade. Levamos nossa causa para a Câmara, mas de nada adiantou. Quando o atendimento acaba, nós corremos o risco de ter nossa casa roubada ou até algo pior", informou.

Procurada pela FOLHA, a Secretaria Municipal de Assistência Social disse que "solicitou no dia 8 de fevereiro a elaboração de planilhas de orçamento, bem como uma análise quanto a possibilidade de instalação de cercas palito ou alambrado na unidade do Conselho Tutelar Norte. O objetivo é definir sobre a viabilidade de execução dos serviços. Neste momento não é possível afirmar sobre o atendimento da reivindicação dos moradores, uma vez que se faz necessário a finalização do levantamento de valores e averiguação das possibilidades de execução por parte da área técnica do Município".