Apesar de todos os eleitores de Londrina terem o direito de participar da eleição do Conselho Tutelar, a previsão dos coordenadores é de que 10 mil pessoas votem. Basta uma rápida enquete pelas ruas para verificar que a população em geral desconhece a realização da votação e até das atividades desenvolvidas pela órgão.
As pessoas que irão participar, geralmente, são aquelas ligadas a algum trabalho voltado à criança e adolescente. É o caso da coordenadora do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciaadi), Odila Santos Cabral.
Ela diz que não poderá votar, já que seu título de eleitor não é de Londrina. Mas conversou com seus dois filhos (de 17 e 18 anos), discutindo as atividades desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, e eles prometeram participar do pleito. ‘‘Apesar de não ser obrigatório, pedi que fossem votar porque é importante’’, afirma.
Maria Inez Gomes Domingos de Oliveira, representante das creches no Conselho Municipal de Assistência, diz estar em dúvida sobre qual candidato vai receber seu voto. ‘‘Tem muita gente boa na lista e merecedora de votos’’, observa. Segundo ela, é importante o eleitor verificar bem qual a experiência e as propostas dos candidatos antes de optar por um deles.
A vereadora Elza Correia (sem partido) informa que conhece a maioria dos 20 candidatos e diz que já fez a sua opção. Ela é representante da Câmara no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social.
‘‘O Conselho Tutelar tem um grande papel no atendimento à criança e adolescente e a eleição é mais importante do que muitas pessoas possam imaginar’’, ressalta. (L.O.)

mockup